Gastronomia

Gastronomia: conheça as profissões que mais crescem em São Luís

As informações são resultado do acompanhamento elaborado pelo Senac.

Imirante.com, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h27
(Reprodução)

SÃO LUÍS - Em São Luís, as profissões mais promissoras no setor gastronômico são relacionadas aos cursos de Cozinheiro, Auxiliar de Cozinha, Confeiteiro, Pizzaiolo e Salgadeiro. As informações são resultado de um acompanhamento mensal elaborado pelo Banco de Oportunidades do Senac, que caracteriza esses profissionais como os mais requeridos pelas empresas. “O recrutamento de profissionais cresceu muito no último ano, e a expectativa é de que esse número continue aumentando”, afirma a coordenadora do setor, Rosângela Martins.

O setor gastronômico em São Luís encontra-se aquecido nos últimos anos. Algumas profissões, que antes eram desconhecidas, vêm ganhando destaque no mercado de trabalho, como o curso de Confeiteiro. “Cada vez mais esse profissional vem sendo solicitado”, revela a coordenadora. Os cursos estão disponíveis no Restaurante Escola, localizado no Centro Histórico de São Luís.

Para conhecer a programação completa da área de gastronomia do Senac clique aqui. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (98) 3198-1100.

Mais sobre os cursos:

Cozinheiro: possui carga horária de 500h e prepara o aluno para organizar o fluxo da cozinha, utilizar boas práticas na manipulação de alimentos e bebidas e elaborar cardápios diversificados.

Auxiliar de cozinha: possui carga horária de 200h e prepara o aluno para organizar a cozinha para o início das atividades sob a orientação do chef de cozinha, cozinheiro e nutricionista, apoiando-os na montagem de mise en place, limpeza dos setores de trabalho, higienização dos materiais e utensílios, armazenamento de gêneros alimentícios e preparo de pratos da cozinha nacional e internacional, a fim de garantir alimentos seguros e a saúde do consumidor.

Confeiteiro: possui carga horária de 240h e forma profissionais do eixo de produção alimentícia, segmento de alimentos, que auxiliam o confeiteiro na preparação, montagem e finalização de diversos produtos e organização da estrutura da confeitaria, realizando a preparação prévia de geleias, massas diversas, cremes, caldas, glacês, chocolates e recheios para sobremesas. Além disso, executa a mise en place e a higienização da confeitaria de acordo com as condições de segurança no local de trabalho.

Pizzaiolo: possui carga horária de 20h e busca oferecer um curso que atinja não somente profissionais da área, mas também demais pessoas interessadas em aprender a preparar pizzas, visto a crescente demanda da sociedade por estas iguarias.

Salgadeiro: possui carga horária de 160h e prepara o aluno para adquirir competências na preparação de diversos tipos de salgados tradicionais e finos, tendo em vista as normas e procedimentos técnicos de higiene e manipulação de alimentos, qualidade, saúde, segurança e preservação ambiental.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.