Universidade

Abertas inscrições para minicurso sobre imagens, na UFMA

Inscrições custam R$ 20 e devem ser realizadas no CCH.

Divulgação/UFMA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h29

SÃO LUÍS – O Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (PGCult) abre inscrições nesta quinta-feira, 6, para o minicurso de difusão cultural “Imagens: meios de produção e análise”, que será realizado de 17 a 21, no Centro de Ciências Humanas (CCH), das 14h30 às 17h30.

As inscrições custam R$ 20 e devem ser realizadas na secretaria do programa, localizada no CCH – térreo. Aos participantes será emitido um certificado de 30 horas. O minicurso será ministrado pelo professor da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Edson do Prado.

No contexto da disciplina Comunicação, Tecnologia e Sociedade, o minicurso pretende trabalhar com aspectos relacionados à imagem, enquanto forma de comunicação, em sua relação com as tecnologias no sentido do entendimento de que ela permite o desenvolvimento de tecnologia que, por sua vez, gera novos instrumentos de produção de imagens. A relação da comunicação e da tecnologia com a imagem será tratada sob o ponto de vista de que imagens representam a sociedade, principalmente as imagens saídas do universo da arte.

Durante as atividades, serão abordadas temáticas como o processo de comunicação do ponto de vista da semiótica; diferenças e similaridades entre as imagens da comunicação e das artes; signo estético; imagem como instrumento de conhecimento; meios de produção de imagem em geral; análise de imagem: deixando as imagens falarem; o estatuto das imagens e os novos meios de produção de imagem.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.