Habilitação

CNH Rural: selecionados devem apresentar documentos até esta sexta-feira

O resultado e a lista de excedentes foram divulgados no dia 24 de junho.

Imirante.com, com informações da Secap

Atualizada em 27/03/2022 às 11h29

SÃO LUÍS - Os 2.100 selecionados no Programa CNH Rural só terão até sexta-feira (30) para apresentarem a documentação necessária para serem beneficiados com a gratuidade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), na categoria A. O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) não vai mais prorrogar o prazo. A partir de segunda-feira (3), os candidatos excedentes já serão convocados para fazer abertura do processo de habilitação pelo Programa.

A diretora-geral do Detran-MA, Larissa Abdalla, reforça a importância do programa no esforço para se combater a violência no trânsito. “No interior do Estado, o desrespeito à legislação de trânsito é frequente e colabora para o aumento da violência no trânsito. Infelizmente, o homem do campo, que consegue uma motocicleta com certa facilidade, encontra obstáculos para se habilitar. Mudar essa realidade é o desafio do CNH Rural”.

Inicialmente a apresentação da documentação para início do processo de habilitação pelo programa seria feita até 31 de agosto, mas o Detran-MA decidiu prorrogar o prazo até 30 de setembro. O resultado da seleção e a lista de excedentes foram divulgados no dia 24 de junho.

O CNH Rural teve mais de 14 mil inscritos. As vagas foram distribuídas igualmente entre os 14 territórios rurais do Maranhão que compõem o Programa de Desenvolvimento Sustentável dos Territórios Rurais do Ministério de Desenvolvimento Agrário.

Para ser beneficiado no programa são exigidos originais e cópias da Carteira de Identidade e CPF, certidão ou declaração emitida por instituição de ensino registrada no Conselho Estadual de Educação, comprovando a conclusão do ensino fundamental, Declaração de Aptidão do Pronaf DAP (pessoa física), comprovante de residência e as certidões negativas de ações civil e criminal da Justiça Estadual e Federal.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.