Cultura

UFMA prorroga para sexta-feira (23) as inscrições do 36º Festival Maranhense de Coros

O 36º Festival Maranhense de Coros acontecerá de 4 a 9 de outubro.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h29
(Foto: Divulgação/DAC)

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), prorrogou até esta sexta-feira (23), as inscrições para o 36º Festival Maranhense de Coros (Femaco). O 36º Femaco acontecerá de 4 a 9 de outubro, no Teatro Arthur Azevedo e em igrejas da cidade de São Luís. Realizado pela Universidade, por meio do Departamento de Assuntos Culturais (DAC) da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Empreendedorismo (Proexce), e Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA (Fsadu). O evento terá entrada gratuita.

O festival estimula e difunde a prática do canto coral, promove o intercâmbio cultural e o congraçamento entre a UFMA, os grupos corais participantes e a comunidade de São Luís.

"Poderão participar grupos corais adultos de vozes mistas ou iguais, corais infantis e infanto-juvenis de todo o Brasil", disse a diretora. "A solenidade de abertura do 36° Femaco será no dia 4 de outubro. Nos dias 05 e 06 haverá a apresentação dos corais infantis e infanto-juvenis e, nos dias 7, 8 e 9 de outubro, apresentação dos corais adultos", informa Fernanda Pinheiro. Para os corais adultos a participação constará da obrigatoriedade de duas apresentações oficiais em espaços distintos.

Os corais adultos, infantis e infanto-infanto-juvenis de São Luís inscritos deverão participar com repertório comum, do concerto de abertura do Festival. O repertório é de livre escolha e poderá constar de peças avulsas ou composições como missas, cantatas, oratórios, madrigais ou musicais, com tempo máximo de vinte minutos. Os corais poderão apresentar o mesmo repertório nas duas apresentações ou optar por repertórios diferentes.

O Madrigal da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, regido por Emanuel Nunes Martinez é presença confirmada no 36º Femaco. O regente ministrará ainda uma oficina para Coral Adulto. Para os grupos infanto-juvenis, a regente Keila Cristiane Digigow ministrará a Oficina Canto Coral Infantil, que trabalhará voz infantil/preparação vocal, regência de coral infantil e práticas pedagógicas nos ensaios, visando ampliar os conceitos teóricos e práticos do uso da voz no canto coral.

As inscrições para o 36º Femaco podem ser feitas clicando aqui.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.