Gratuitos

UNA-SUS abre inscrições para cursos na área da Saúde

Os cursos são em Gestão Pública em Saúde e Vigilância em Saúde.

Divulgação/UNA-SUS

Atualizada em 27/03/2022 às 11h29

SÃO LUÍS - A Universidade Aberta do SUS da Universidade Federal do Maranhão (UNA-SUS-UFMA) está com inscrições abertas para cinco cursos na área de Gestão Pública em Saúde e um curso na área de Vigilância em Saúde.

Cursos oferecidos

Processo de Trabalho na Gestão do SUS e a Importância do Planejamento em Saúde

Neste curso, serão abordados os aspectos sócio-históricos do SUS que determinaram a elaboração dos instrumentos de gestão, que são de responsabilidade indelegável do gestor em seu processo de trabalho, além de conhecer a importância do planejamento desses instrumentos. A carga horária é de 45h.

Planejamento, Gestão e Gerenciamento: o uso de instrumento de avaliação

Com carga horária de 45h, o curso dará conhecimento sobre a elaboração dos Instrumentos de Gestão do SUS (Plano de Saúde, Programação anual de Saúde, Relatório Anual de Gestão), os Sistemas de informação em Saúde como ferramenta de planejamento, bem como a elaboração de Diretrizes, Objetivos e Metas em Saúde.

Também com carga horária de 45h, o curso visa ensinar sobre as normas que regem licitação e contratos na Administração Pública, a legislação aplicável às licitações, objetos e modalidades de licitações, bem como os contratos administrativos.

Responsabilidade Fiscal na Gestão Pública

O curso tem carga horária de 45h e visa instruir sobre a aplicação dos recursos para a gestão da saúde pública, sobre os fundamentos, conceitos e origens da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), transparência, controle e fiscalização, bem como acerca da prestação de contas da gestão.

Monitoramento e Avaliação das Ações em Saúde

O curso apresenta estratégias que possibilitam o desenvolvimento de rotinas de monitoramento e avaliação nas três esferas de governo (municipal, estadual e federal). A carga horária é de 45h.

Gestão e Financiamento das Ações da Vigilância em Saúde

Com carga horária de 30h, este curso visa prover saberes referentes ao modelo de Vigilância em Saúde centrado na pessoa, família e comunidade, considerando particularidades culturais, de gênero e níveis de diversidade da população.

Os cursos são destinados ao público em geral.

Faça a sua inscrição aqui.

As vantagens dos cursos:

  • Cursos on-line e gratuitos (você estuda de casa ou de onde quiser, na hora que desejar)
  • Cursos certificados pela Universidade Federal do Maranhão (após o término do curso, você receberá seu certificado por e-mail, em até 10 dias)
  • Acesso pelo celular ou tablet (todo o conteúdo do curso pode ser baixado na biblioteca virtual Saite Store, disponível para download nas lojas Google Play e App Store)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.