IFMA

IFMA: inscrições do seletivo 2017 continuam abertas

Os interessados têm até 26 de setembro para se inscreverem.

Imirante.com, com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h29
São oferecidas 5.980 vagas.
São oferecidas 5.980 vagas. (Foto: Flora Dolores/O Estado)

SÃO LUÍS – Continuam abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2017 do Instituto Federal do Maranhão (IFMA). Elas podem ser efetuadas até 26 de setembro, pela internet.

São 5.980 vagas em 37 cursos técnicos de nível médio. As vagas são para as unidades do IFMA em Açailândia, Alcântara, Barreirinhas, Bacabal, Barra do Corda, Buriticupu, Carolina, Caxias, Codó, Coelho Neto, Grajaú, Imperatriz, Pedreiras, Pinheiro, Porto Franco, Rosário, Santa Inês, São João dos Patos, São José de Ribamar, São Luís, São Raimundo das Mangabeiras, Timon, Viana e Zé Doca. Em São Luís, há vagas em três campi: Centro Histórico, Maracanã e Monte Castelo.

Os cursos serão oferecidos nas formas integrada, concomitante e subsequente. Na forma integrada, o aluno cursa o ensino médio com uma formação profissional no IFMA. Na forma concomitante, o estudante faz o curso técnico no IFMA e o ensino médio em outra instituição de ensino. Já a forma subsequente é para aqueles que já concluíram ou estão concluindo, em 2016, o ensino médio e pretendem obter uma formação profissional.

A prova será realizada no dia 4 de dezembro. Ela terá 40 questões de múltipla escolha, sendo 20 de Língua Portuguesa e 20 de Matemática. O conteúdo programático está disponível no edital.

A taxa de inscrição custa R$ 20 e deve ser paga até o dia 27 de setembro somente nas agências e caixas eletrônicos do Banco do Brasil. O candidato que teve seu pedido de isenção indeferido deve se inscrever novamente e efetuar o pagamento até essa data.

Cursos

Os cursos técnicos do Seletivo 2017 são: Administração, Agenciamento de Viagem, Agroecologia, Agroindústria, Agronegócio, Agropecuária, Alimentos, Análises Químicas, Aquicultura, Artes Visuais, Automação Industrial, Biocombustíveis, Comunicação Visual, Cozinha, Design de Móveis, Edificações, Eletroeletrônica, Eletromecânica, Eletrônica, Eletrotécnica, Florestas, Geoprocessamento, Guia de Turismo Nacional, Informática, Informática para Internet, Logística, Manutenção e Suporte em Informática, Mecânica, Meio Ambiente, Metalurgia, Petróleo e Gás, Programação de Jogos Digitais, Química, Redes de Computadores, Restaurante e Bar, Segurança do Trabalho e Vestuário.

Sistema de cotas

Em cada curso, 50% das vagas serão destinadas aos candidatos egressos de escola pública. Dessas vagas, metade será reservada aos candidatos com renda familiar bruta igual ou inferior a um salário mínimo e meio, e a outra metade será reservada, aos candidatos com renda familiar bruta superior a um salário mínimo e meio. O Instituto reserva também, em cada curso, 5% das vagas para os candidatos com deficiência.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.