Pesquisa e Desenvolvimento

CNPq abre chamada de seleção 2016 para bolsas

O prazo para inscrição vai até o dia 12 de agosto.
Divulgação/IFMA01/06/2016 às 06h12

SÃO LUÍS - O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) abriu a Chamada 2016 para seleção das Bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ) e de Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT). O prazo para inscrição vai até o dia 12 de agosto, e a data de divulgação dos resultados ocorrerá na segunda quinzena de janeiro de 2017.

Segundo a instituição, é a primeira vez que essas modalidades são disponibilizadas por meio de chamada pública. Tradicionalmente, elas eram selecionadas a partir de um calendário anual do CNPq.

Para as bolsas PQ, está previsto um investimento total de R$ 165 milhões e, para as DT, de R$ 9,5 milhões. Os valores são do orçamento do CNPq, de acordo com a disponibilidade orçamentária e financeira da Agência.

O pesquisador deve ter título de doutor ou perfil tecnológico equivalente; ser brasileiro ou estrangeiro com situação regular no país; e dedicar-se às atividades constantes de seu pedido de bolsa. Também poderá ser aposentado, desde que mantenha atividades acadêmico-científicas e tecnológicas oficialmente vinculadas a instituições de pesquisa e ensino.

As propostas devem ser transmitidas ao CNPq, exclusivamente via internet, por meio do Formulário de Propostas on-line disponível na Plataforma Carlos Chagas, até às 23:59 (vinte e três e cinquenta e nove) horas da data limite.

Produtividade em Pesquisa

As Bolsas PQ são concedidas para pesquisadores de todas as áreas do conhecimento com o objetivo de distinguir seu trabalho e valorizar sua produção. Entre os critérios para a concessão estão a produção científica, a participação na formação de recursos humanos e a efetiva contribuição para a área de pesquisa.

Desenvolvimento Tecnológico

As bolsas DT têm como finalidade distinguir o pesquisador doutor, valorizando sua produção em desenvolvimento tecnológico e inovação. Entre os critérios estão: ser titulado há pelo menos três anos, tenha um bom e crescente histórico de formação de recursos humanos, produção e transferência de tecnologia, e um projeto de pesquisa inovador.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

© 2019 - Todos os direitos reservados.