Capacitação

Uema: inicia-se capacitação na área da Educação Especial

Turmas discutirão inclusão de alunos com deficiências físicas e intelectuais.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h33
A formação terá conclusão no mês de dezembro.
A formação terá conclusão no mês de dezembro. (undefined)

SÃO LUÍS - A Secretaria Municipal de Educação (Semed) deu início à terceira etapa do curso Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Cerca de 200 profissionais da área – professores, técnicos e coordenadores pedagógicos – da rede municipal participam da capacitação que tem duração de 120 horas. Com duas turmas, as aulas começaram nesta quarta-feira (4), no auditório do Centro de Ciências Biológicas, da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), no período das 18h30 às 22h.

A formação tem como principal objetivo promover um espaço de problematização e produção de conhecimento da área de Educação no aspecto inclusivo. Na terceira etapa, os participantes desenvolverão estratégias pedagógicas inclusivas aplicadas no contexto de sala de aula para alunos com deficiência intelectual.

Educação inclusiva

Segundo o titular da Semed, os cursos oferecidos funcionam como instrumento de transformação na prática escolar, o que beneficia adaptações curriculares significativas, com a utilização de métodos, estratégias, técnicas, procedimentos didáticos e recursos pedagógicos especializados. "Que esses professores possam atuar para toda a equipe escolar como multiplicadores dos conhecimentos adquiridos", salientou.

O curso possui 11 módulos em que vão ser discutidos assuntos sobre a deficiência física, deficiência visual, surdez, transtornos no espectro autista, estudantes com potencial elevado e outros. A formação terá conclusão no mês de dezembro e, ao término da capacitação, os cursistas receberão certificado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.