Preparatório

Inscrições de cursinho pré-vestibular da UFMA vão até o dia 16

Serão ofertadas 50 vagas, e a taxa da inscrição é de R$ 20.

Imirante.com, com informações da UFMA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h34
O cursinho pré-vestibular Provest funciona no CCET.
O cursinho pré-vestibular Provest funciona no CCET. (Foto: Reprodução)

SÃO LUÍS - Estão abertas até o dia 16 de março, as inscrições para o seletivo do cursinho pré-vestibular/Provest (projeto de apoio ao vestibulando). O cursinho visa preparar o aluno da escola pública para as provas do Enem, UFMA, IFMA e Uema. As inscrições para o seletivo estão sendo feitas no período no Diretório Acadêmico de Química (xerox da Deyse), localizado no Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET), das 8h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira. Serão ofertadas 50 vagas.

No ato da inscrição para o seletivo o candidato deverá efetuar o pagamento no valor de R$ 20 e, em seguida, preencher uma ficha com o nome, o número do RG ou CPF e o telefone para contato. O cursinho pré-vestibular Provest funciona no CCET desde 2008, das 19h20 às 22 horas e, aos sábados pela manhã, às 8h, na sala 317 do CCET.

Para se inscrever, é necessário ser aluno de escola pública, está cursando o terceiro ano ou então ter terminado o ensino médio, além de não está matriculado em nenhum curso da Universidade Federal do Maranhão ou de outra Instituição de Ensino Superior. O seletivo, contendo provas objetivas com 10 questões de português e 10 questões de matemática, ocorrerá no dia 19 de março, às 9h, no Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. A divulgação do resultado estará disponível no site da UFMA e também na portaria do prédio.

Durante esses quatro anos de funcionamento (2008 a 2013 e 2015) o curso já atendeu cerca de 800 alunos, sendo que 80% deles encontram-se hoje em alguma Universidade Estadual ou Federal, em diversas áreas do conhecimento, onde 25% estão na área da saúde que compreende os curso de Enfermagem, Nutrição, Biologia e Farmácia, 20% na área de humanas nos cursos de História, Filosofia, Geografia, Psicologia e Sociologia, 20% na área técnica incluindo os cursos de Química, Física, Ciência da Computação, Engenharia Elétrica e Matemática, e 15% na área da Ciência Social, nos cursos de pedagogia, Administração, Ciências Contábeis, Biblioteconomia e Direito.

Este projeto é fruto de uma iniciativa dos próprios alunos da UFMA, de diversas áreas do saber que se preocuparam com a situação de escolaridade do jovem residente das áreas circunvizinhas da qual a UFMA está localizada. Segundo a coordenadora do Provest, a estudante Helena Satiro, a Universidade por apresentar um papel inovador, inquietador e revolucionário, pode e muito contribuir para o crescimento intelectual, social, político e econômico da comunidade na qual ela está inserida. “Esta é de certa forma a influência que a UFMA pode e exercer perante a sociedade, socializando o conhecimento á aqueles que não tiveram oportunidade, condições de acesso ao saber”, afirma.

Mais informações pelos telefones 98866-7630 ou 98852-6848.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.