Competição

Inscrições abertas para as olimpíadas do conhecimento

A 12ª Obmep recebe inscrições até o dia 1º de abril.

Imirante.com, com informações da Secom

Atualizada em 27/03/2022 às 11h34

SÃO LUÍS - O período de inscrições das Olimpíadas de Biologia (OBB), Matemática de Escolas Publicas (Obmep 2016), História do Brasil (ONHB) e de Astronomia – Mostra Brasileira de Foguetes (OBA/Mobfog), termina no dia 13 deste mês.

Alunos do 1º ano do Ensino Fundamental ao último ano do Ensino Médio podem se inscrever para a XIX Olimpíada Brasileira de Astronomia e X Mostra Brasileira de Foguetes. A competição ocorre dentro da própria escola, em uma única fase durante o ano letivo. Para participar, basta preencher a ficha de cadastro que está disponível neste link.

Tendo como um de seus objetivos despertar o interesse do estudante pela Biologia, estimulando a apresentação de soluções criativas aos problemas propostos, a XII Olimpíada Brasileira de Biologia encerra as inscrições no dia 18 deste mês. O cadastro de escolas e professores para a 1ª Fase da OBB pode ser realizado no endereço www.anbiojovem.org.br e a realização da prova (1ª fase) será dia 9 de abril.

Já a Olimpíada Nacional em História do Brasil, destinada a professores e estudantes de Ensino Médio e ainda o 8º e 9º ano do Ensino Fundamental de escola pública e privada, está com as inscrições abertas até o dia 29 de abril no site oficial da ONHB. É necessário que cada participante realize um cadastro individual no site, tanto alunos quanto professores, para que então seja feita a inscrição da equipe.

A olimpíada é virtual, as perguntas são postadas em datas determinadas e as respostas devem ser enviadas também pela internet, sendo realizada em cinco fases online. Apenas a fase final é presencial e ocorre em um final de semana na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), na cidade de Campinas, São Paulo, onde ocorrerá a premiação.

Obmep

As inscrições para a 12ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) continuam até o 1º de abril no site. Podem participar escolas públicas municipais, estaduais e federais com matrícula de estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e dos três anos do Ensino Médio.

Composta de duas séries de testes – a primeira prova neste ano será em 7 de junho e a segunda, em 10 de setembro – a Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas vai premiar 6,5 mil alunos, sendo 500 com medalhas de ouro, 1,5 mil de prata e 4,5 mil de bronze. Os medalhistas também serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Júnior, em 2016. A Obmep reconhece, ainda, o trabalho dos professores, das escolas e das secretarias de educação dos 6,5 mil vencedores.

Em 2015, a competição teve a participação de mais de 47,5 mil escolas, localizadas em 99,48% dos municípios brasileiros, que inscreveram cerca de 18 milhões de alunos na primeira fase.

No Maranhão, a Obmep bateu recorde de inscrições de alunos e escolas. O estado alcançou um percentual de 90,18% de alunos (801.891) participantes na competição, ocupando o 4º lugar no ranking de escolas inscritas entre os demais Estados da federação, atingindo a participação de 100% dos municípios.

O resultado da primeira fase da Obmep 2015 garantiu a participação de 763 escolas e 18.169 alunos da Rede Estadual de Ensino, classificados para a 2ª fase.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.