Economia

Novo procedimento para emitir notas fiscais avulsas para a comercialização de produtos

Medida foi ampliada para todas as saídas interestaduais de mercadorias.

Imirante, com informações da Sefaz-MA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h35
(Foto: Reprodução)

SÃO LUÍS - Portaria emitida pela Secretaria de Fazenda (Sefaz) determina que, a partir de 1º de fevereiro, todas as notas fiscais avulsas para a comercialização de produtos em operações interestaduais tributadas sejam emitidas, exclusivamente, nos postos fiscais ou nas agências de atendimento da Secretaria. A medida (Portaria 42/16) foi assinada pelo secretário Marcellus Alves após investigações identificarem possíveis irregularidades, tais como sonegação ou não recolhimento devido do imposto.

Inicialmente a obrigação de emitir a nota fiscal avulsa nos postos e agências da Sefaz alcançava apenas as operações com gado. No entanto, a medida foi ampliada para todas as saídas interestaduais de mercadorias, após a Secretaria identificar que a evasão do ICMS não se limitava ao gado, mas sim a todos os produtos agrícolas tributados, como milho, milheto, soja, dentre outros.

Nas operações internas com gado e com as demais mercadorias, os produtores rurais (com inscrição estadual) devem emitir a nota fiscal avulsa no portal da Sefaz na internet, quando realizarem a circulação de produtos agropecuários.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.