Economia

Dívidas serão renegociadas por clientes e empresas em balcão de conciliação

Primeira etapa do projeto está prevista para acontecer no período de 30 de novembro a 04 de dezembro.

Imirante.com, com informações do TJ-MA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h37
(Reprodução/Internet)

SÃO LUÍS - Empresas interessadas em participar do “Balcão de Renegociação de Dívidas” – evento idealizado pelo Núcleo de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA), para ampliar as oportunidades de conciliação (pré-processual) entre clientes e empresas dos mais diversos segmentos do mercado, devem enviar e-mail para:conciliar@tjma.jus.br.

A primeira etapa do projeto está prevista para acontecer no período de 30 de novembro a 04 de dezembro, no Sebrae, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, no bairro Cohafuma, em São Luís. No local, as empresas participantes irão disponibilizar stands, para receber o público, identificar suas dívidas e oferecer condições de pagamento.

A ação integra o programa “Consumidor Adimplente – Cidadão com Plenos Direitos”, apresentado pelo presidente do Núcleo de Conciliação (Nupemec/TJ-MA), desembargador José Luiz Almeida, e o coordenador, juiz Alexandre Abreu, a representantes de diversas empresas e instituições parceiras do Judiciário, durante reunião realizada no Fórum de São Luís.

O juiz Alexandre Abreu explica que o objetivo geral do programa é difundir a cultura da negociação direta como mecanismo para evitar o superendividamento – tema amplamente/ atualmente discutido no Congresso Nacional, com a finalidade de prevenir o endividamento excessivo da pessoa natural, estimulando o crédito responsável e a educação financeira do consumidor.

“A ideia é assegurar ao cidadão a oportunidade de saldar débitos de acordo com sua capacidade de pagamento, resgatando, assim, a condição de consumidor sem restrições, o que possibilitará seu retorno ao mercado de consumo. Para isso, contamos com o apoio das empresas em oferecer boas propostas, durante o evento”, explica.

Apoio

A iniciativa conta com a parceria da Associação Comercial do Maranhão (ACM), Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem Empresarial (CBMAE) e Sebrae.

Outras informações sobre o evento podem ser obtidas por meio do Telejudiciário (0800-7071581) e dos Centros de Conciliação do Fórum – pelo telefone (98) 3194-5676, e da Rua do Egito – pelo (98) 3261-6280.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.