Vacina antirrábica

Vacinação domiciliar de cães e gatos continua no fim de semana

Vacinadores vão concluir a vacinação no bairro do Coroadinho, e iniciar na Vila Palmeira.

Imirante.com, com informações da Prefeitura de São Luís

Atualizada em 27/03/2022 às 11h37
(Foto: Divulgação )

SÃO LUÍS - A vacinação de cães e gatos, em São Luís, continuará neste fim de semana. Segundo a Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), todos os cães e gatos, com idades a partir de dois meses, podem tomar a vacina antirrábica, que é gratuita e ministrada em dose única.

Durante esta sexta (13) e sábado (14), os vacinadores vão concluir as áreas ainda não cobertas pela campanha, no bairro do Coroadinho, e iniciar a vacinação de cães e gatos da Vila Palmeira.

O coordenador da UVZ, João Batista Pires, lembra o compromisso dos guardiões de animais. "Estamos indo de casa em casa e é muito importante que as pessoas sejam receptivas, fazendo a contenção do animal e permitindo a vacinação, que é a única forma de prevenir a raiva e a transmissão ao homem" explica.

Vacinação

Às sextas-feiras, a vacinação ocorre das 13h às 18h, e aos sábados, das 7h às 16h. A campanha começou pelo distrito Centro. Na área, a Semus contabilizou 18.981 animais vacinados, do total de 150 mil da meta prevista para toda a cidade.

A ampla cobertura vacinal da população animal é indispensável para manter o controle da raiva em São Luís. A doença é uma zoonose e pode afetar os seres humanos, sendo transmitida pela mordedura ou lambedura da mucosa ou pele lesionada por animais raivosos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.