Evento

Inscrições para congresso de atividade física e saúde continuam abertas

As inscrições podem ser feitas em página na <i>internet</i>.

Divulgação/UFMA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h38

SÃO LUÍS – No período de 11 a 14 de novembro, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) receberá a décima edição do Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde (CBAFS), trazendo para discussão o tema "Desigualdades, Atividade Física e Saúde no Brasil". Para esta edição, o evento busca contribuir para a ampliação das redes de colaboração nacionais e internacionais, como também permitir uma interação entre pesquisadores experientes, jovens cientistas e alunos de pós-graduação de diversas regiões do país. As inscrições podem ser feitas no endereço eletrônico.

Para o presidente do X Congresso, o professor Wellington Roberto Gomes de Carvalho, a realização do evento é uma estratégia da UFMA, por meio do Laboratório de Estudos e Pesquisas Epidemiológicas em Atividade Física, Exercício e Esporte (Lapaes) e o Departamento de Educação Física (DEF), de atuar para reduzir as desigualdades regionais no que diz respeito às ações de educação e popularização da prática de atividade física.

“O que se espera é que profissionais, estudantes, residentes, gestores e pesquisadores da área de saúde encontrem, neste evento científico, uma oportunidade para discussão das ações e perspectivas futuras para o desenvolvimento da atividade física como estratégia de promoção da saúde, debatendo sobre as ações que podem ser desenvolvidas na atenção básica, nas escolas, nas empresas e nas ações intersetoriais”, explicou Wellington.

Segundo o professor, a realização do congresso na região Nordeste do Brasil coincide com um momento de aperfeiçoamento e consolidação dos existentes grupos de pesquisa da região Nordeste, com destaque pelo crescimento significativo em toda região. Esse aumento indica a direção correta que foi tomada para a consolidação da política de incentivo à formação de grupos de pesquisa e de valorização do pesquisador na instituição.

O X CBAFS constará em sua programação debates em torno da temática deste ano, mas também haverá, paralelamente, espaço para outros eventos satélites, como a Assembléia da Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde, cursos e mesas-redondas. “Convidados Nacionais e Internacionais debaterão como as diferentes formas de desigualdade afetam a prática de atividade física e quais possíveis políticas públicas seriam capazes de impactar de forma positiva nos níveis de atividade física e saúde da população”, pontuou o professor.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.