Do Maranhão ao Pará

Começa a venda on-line de bilhetes para trem de passageiros

O serviço de compra <i>on-line</i> está disponível no <i>site</i> do trem de passageiros da Vale.

Divulgação/Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h39
(Foto: Reprodução )

SÃO LUÍS - Bilhetes para o trem de passageiros da Estrada de Ferro Carajás (EFC) já podem ser comprado pela internet. O serviço de compra on-line de bilhetes de viagem está disponível no site do trem de passageiros da Vale, no endereço www.vale.com/tremdepassageirosefc. Ao acessar a página, o interessado deverá escolher a opção "compra online" no menu localizado no lado direito do site. A emissão de passagens on-line para a mesma data da viagem só poderá ser feita até três horas antes do horário do embarque.

Para retirar a passagem, o voucher gerado na efetivação da compra on-line deve ser impresso e apresentado pelo comprador na bilheteria da estação de embarque. "Para evitar contratempos, é importante que o passageiro chegue ao local com pelo menos 40 minutos de antecedência", orienta o supervisor do trem de passageiros, Ítalo Carvalho. Cabe destacar a compra de passagens pela internet poderá ser feita com pelo menos 45 dias antes da data prevista para a viagem.

Além da compra on-line, também será possível comprar com cartão nas estações de São Luís, Santa Inês, Açailândia, Marabá e Parauapebas. Neste caso, é necessária a presença do titular do cartão para que a venda seja efetuada. A previsão é que a venda com cartão nestas localidades sejam iniciadas a partir do dia 5 de outubro. Nos demais pontos de venda presentes nestas localidades e também em municípios como Miranda do Norte, Vitória do Mearim, Alto Alegre do Pindaré e Nova Vida, a previsão é que a venda com cartão seja iniciada a partir do dia 13 desde mês.

O interessado em obter mais informações sobre o trem de passageiros da Estrada de Ferro Carajás (EFC) pode entrar em contato com o canal de atendimento gratuito Alô Ferrovias (0800 285 7000) ou acessar o site do trem de passageiros no endereço: www.vale.com/tremdepassageirosefc. Pela internet, os passageiros encontram dicas de viagem e de embarque, além de informações sobre seus direitos e deveres.

O embarque de menores de idade no trem de passageiros da EFC só é permitido mediante a apresentação da certidão de nascimento ou da carteira de identidade, conforme previsto em lei. Pais ou responsáveis também têm de apresentar o documento de identidade no momento do embarque como forma de comprovar o parentesco com a criança.

Trem de passageiros da EFC

Desde o último dia 14 de setembro, está em operação o novo trem de passageiros da EFC, que parte da Estação Ferroviária de São Luís (MA) com destino a Parauapebas, no sudeste do Pará, às segundas-feiras, quintas-feiras e sábados. Às terças-feiras, sextas-feiras e aos domingos, realiza o percurso de volta. Só não há viagem na quarta-feira, quando é feita a manutenção dos carros e locomotivas.

Há reserva de duas passagens interestaduais gratuitas para idosos por viagem. Quando esgotadas as duas passagens, os demais idosos têm direito a 50% nos bilhetes para os assentos da classe econômica, nos trechos interestaduais. Para tanto, é preciso que se comprove ter 60 anos ou mais e renda igual ou inferior a dois salários mínimos, conforme o Estatuto do Idoso - Decreto Federal Nº 5.130 e com a Resolução Nº 654 da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), de julho de 2004.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.