CNH Jovem

Cadastro de beneficiados no CNH Jovem começa nesta quinta-feira (19)

Beneficiados têm de 20 de agosto a 30 de setembro para fazer cadastro.

Divulgação/Detran-MA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h40
(Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - Começa, nesta quinta-feira (20), o prazo de inscrição no Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach) dos dois mil jovens beneficiados este ano pelo programa CNH Jovem, que concede gratuidade da carteira de motorista a estudantes que cursaram o ensino mMédio em escolas públicas maranhenses. Com o cadastro no Renach, o estudante fica apto a iniciar o curso teórico em qualquer um dos 178 Centros de Formação de Condutores credenciados no programa.

Veja a lista de selecionados no Programa CNH Jovem.

O CNH Jovem ofereceu, neste primeiro ano do programa, duas mil CNHs gratuitas, metade para alunos com melhores notas obtidas no Enem de 2014 e as demais distribuídas via sorteio pela Loteria Federal, realizado no último dia 8. O estudante beneficiado tem de 20 de agosto a 30 de setembro para comparecer à sede do Detran, a um dos postos avançados na capital ou nas 15 Ciretrans estaduais para realizar a abertura do seu cadastro no sistema do Renach.

O beneficiado poderá optar entre as categorias A (motos), B (veículos de passeio) ou AB (conjugada moto e veículo de passeio).

Após o cadastro, o jovem é encaminhado para clínicas médicas credenciadas para se submeter a exames de avaliação psicológica e de aptidão física e mental. “Se aprovado nos testes, o jovem contemplado pelo CNH Jovem, então, poderá se dirigir a qualquer Centro de Formação de Condutores (CFC) que tenha aderido ao Programa para iniciar o curso para a obtenção da CNH”, explica Nazaré Nunes, coordenadora de Habilitação do Detran-MA.

Durante esta semana, equipes do Detran-MA receberam treinamento especial sobre o CNH Jovem, com objetivo de alinhar informações e qualificar o servidor para recepcionar os jovens beneficiados pelo programa. O treinamento abrangeu a sede do Detran, as 15 Ciretrans e todos os postos avançados do Departamento na capital. “Estamos trabalhando para que os jovens contemplados com o CNH Jovem tenham acesso às informações necessárias e um atendimento de qualidade ao chegarem às unidades de atendimento do Detran”, reforça o diretor-geral do órgão, Antônio Nunes.

O jovem beneficiado pelo CNH Jovem poderá perder o benefício se, durante esse período de 40 dias, que vai de 20 de agosto a 30 de setembro, não realizar sua inscrição no Renach. De acordo com as regras do programa, caso haja a desistência de candidatos já selecionados, serão chamados os excedentes, obedecendo aos critérios de nota do Enem 2014.

Documentos exigidos para cadastro no Renach

- Original e cópias da Carteira de Identidade e do CPF (não precisa ser autenticada)

- Comprovante de residência, em nome do estudante ou de pais/responsáveis legais

- Certidões negativas de ações civil e criminal da Justiça Estadual e Federal

- Declaração escolar emitida pela Secretaria de Estado da Educação

- Comprovante das notas obtidas no Enem 2014

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.