Descentralização do atendimento

São Luís: atendimento social do Bolsa-Família passará a ser feito nos Cras

Segundo a prefeitura, 20 postos estão à disposição dos beneficiários, em bairros estratégicos da capital.

Imirante.com, com informações da Prefeitura de São Luís

Atualizada em 27/03/2022 às 11h41
(Divulgação)

SÃO LUÍS - Os atendimentos do programa Bolsa-Família, agora, passarão a ser realizados nas unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) da capital. Segundo a Prefeitura de São Luís, 20 postos estão à disposição dos beneficiários, em bairros estratégicos da capital.

Ainda de acordo com a prefeitura, a ação visa descentralizar o atendimento que, antes, era feito apenas na sede da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas). Com a descentralização, haverá uma facilidade no acesso dos cadastrados aos serviços do programa.

Para a Semcas, outro benefício é o conforto ao usuário, que passa a ter o atendimento perto de casa. Os serviços estão disponíveis nos Cras do Centro, Forquilha, Liberdade, Cidade Operária, João de Deus e São Francisco, inicialmente. Nesses locais, é possível realizar atualização cadastral, desbloqueio do cartão, revisão e averiguação e os demais serviços antes oferecidos na antiga central.

Os espaços utilizam a tecnologia de fibra ótica para acessar à internet - indispensável ao sistema do CadÚnico. A partir de agosto, os atendimentos estarão disponíveis nos Cras do Coroadinho, Vila Bacanga, Anil, Vila Palmeira, São Raimundo, Cidade Olímpica, Sol e Mar, Maracanã, Anjo da Guarda, Vila Nova, Estiva, Bairro de Fátima, Vicente Fialho e Janaína.

"Ter esse atendimento perto de casa é muito bom, porque a gente não precisa sair muito cedo, inclusive pode tomar café ou almoçar antes de ir e ser atendido com mais tranquilidade", relata a dona de casa Darclay Costa Santos, moradora do Distrito Industrial, zona rural de São Luís.

Segundo dados da prefeitura, São Luís tem 134 mil famílias inscritas no CadÚnico, que dá acesso ao Bolsa-Família e mais 17 programas federais de transferência de renda. Entre estes, o Peti, isenção de taxa de inscrição em concurso público, tarifa social de energia elétrica e o Pronatec.

O Bolsa-Família é um programa de transferência direta de renda para famílias em situação de pobreza e extrema pobreza. Faz parte do Plano Brasil Sem Miséria, do governo federal, e tem como principal critério o atendimento a famílias com renda per capita inferior a R$ 77 mensais. O programa promove a transferência de renda e dá acesso a direitos sociais básicos como educação, saúde e assistência social na expectativa que os atendidos superem a situação de vulnerabilidade. Em todo o Brasil, mais de 13,9 milhões de famílias são atendidas pelo programa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.