"Doar sangue é doar vida"

Campanha de doação de sangue ocorre no dia 9, na Câmara de SL

Para fazer a doação, os doadores precisam seguir alguns requisitos.

Imirante.com, com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h41
(Foto: Reprodução)

SÃO LUÍS - Será realizada na próxima quinta-feira (9), a partir das 9h, no Plenário da Câmara Municipal de São Luís, a campanha solidária "Doar sangue é doar vida". O objetivo é manter o abastecimento do estoque de sangue do Hemonúcleo.

O Hemomar vai oferecer toda estrutura necessária para a ação, que vai realizar os mesmos procedimentos feitos no centro oficial de coleta.

Para fazer a doação, além de estarem saudáveis, os doadores precisam seguir alguns requisitos:

- Ter entre 16 e 69 anos (menores de idade precisam de consentimento formal do responsável legal);

- Estar com peso acima de 50kg;

- Não ter evidência clínica ou laboratorial de doenças transmissíveis pelo sangue como hepatites B e C, Aids (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas, e não fazer uso de drogas ilícitas injetáveis;

- Gripe ou resfriado, febre, gravidez e pós-parto são impedimentos temporários.

De acordo com o Hemomar, no dia da doação é necessária a apresentação de documento com foto, expedido por órgão oficial. Após a doação, que dura cerca de quatro minutos, o intervalo para uma próxima coleta é de 90 dias para mulheres e 60 dias para homens. E quem doa, segundo o Hemonúcleo, pode receber uma declaração atestando a doação para fins de comprovação e justificativa junto ao trabalho, caso seja necessário.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.