Campus Centro Histórico

Arte maranhense será tema de seminário em São Luís

O seminário contará em sua programação com palestras, mostras artísticas, oficinas.

Divulgação/ IFMA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h43

SÃO LUÍS - Conhecer e debater a arte desenvolvida no Estado do Maranhão será uma tarefa fácil para quem participar do II Seminário ArteAçu: No limiar imagético, que ocorre entre os dias 27 e 29 de maio no IFMA Campus São Luís - Centro Histórico e no Centro de Criatividade Odylo Costa Filho, na Praia Grande.

O seminário contará em sua programação com palestras, mostras artísticas, oficinas, minicursos, relatos de experiências, mesas-redondas e sessão de comunicações orais e estará aberto a estudantes e professores de arte visuais (níveis técnico e superior), pesquisadores e artistas, além do público em geral admiradores da arte e interessados nos debates. As inscrições para ouvintes seguem abertas até o dia 24 de maio.

Esta é a segunda edição do ArteAçu, um evento bienal que teve sua primeira edição em 2013, e é promovido pelo Grupo de Pesquisa em Tecnologia Arte e Educação (do IFMA. O objetivo geral do ArteAçu é promover um evento para debate científico, divulgação de práticas, pesquisas e produções artísticas, buscando a valorização da produção das artes visuais no cenário maranhense, através de seminário que discuta as questões acadêmicas e artísticas. São integrados diversos níveis acadêmicos, além da sociedade civil, o que favorece o intercâmbio de ideias, experiências e informações em temas acerca da arte.

O II ArteAçu enfoca a arte maranhense, tanto no campo do debate teórico quanto no campo da produção artística. O seminário pretende explorar os mais diferentes segmentos da arte produzida no estado do Maranhão, bem como repensar a formação do arte/educador, buscando mecanismos que contemplem os requisitos, legais obrigatórios à formação do professor de arte. É um evento de caráter científico cuja concepção pautou-se na ideia de criar um instrumento/canal agregador e difusor de conhecimentos e práticas na área da arte, fortalecendo a discussão acerca da arte maranhense no cenário das instituições de ensino/pesquisa/extensão regional e nacional.

O tema “no limiar imagético” parte da expectativa de que é possível colocar em pauta saberes e produções artísticas em torno das questões da arte e educação em arte, implicadas na complexidade da sociedade contemporânea, onde as imagens são constituídas, muitas vezes, de forma desconexa, sem o aprofundamento das discussões sobre o sentido e o discurso que envolvem as imagens. “Acredita-se que o evento contribua concretamente na construção de outros olhares e análises críticas em um espaço propício para tal”, afirma Luciana Barros, coordenadora do ArteAçu.

Palestrantes

Como palestrantes convidados estão a professora doutora em artes e ciências da arte pela Universidade Sorbonne Paris Suzete Venturelli (com atuação em arte computacional, arte e tecnologia, realidade virtual, mundos virtuais, animação, arte digital, ambientes virtuais e imagem interativa) e a professora doutora em informática na educação pela UFRGS (atua nas áreas das tecnologias digitais, Maria Cristina Villanova Biasuz. O ministrante da oficina Modelagem em Blender para esculturas em impressora 3D será o professor mestre em Design e Tecnologia pela UFRGS Gerson Klein.

Faça sua inscrição e veja todos detalhes do evento no site: http://www.gptae.org/.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.