Cinema

Festival Guarnicê vai oferecer minicurso de Criação de Websérie

A temática será abordada pelo jornalista Bruno Gouveia.

Divulgação/UFMA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h43

SÃO LUÍS - A cada ano as pessoas ficam na expectativa em saber quais serão os temas e os ministrantes de cada minicurso oferecido pelo Guarnicê Cinema. Na 38º edição, os amantes de webséries já têm compromisso garantido no mês de junho, pois será oferecido o minicurso “Criação de Produção de Websérie”, no 38° Guarnicê de Cinema. A temática será abordada pelo jornalista Bruno Gouveia, formado pela UFMA e mestrando em Cultura e Sociedade, também, pela universidade.

Bruno Gouveia conta que o interesse dele por websérie se deve às suas pesquisas na área de cinema e atuação como roteirista e diretor. "A minha condição de pesquisador me permitiu fazer um minicurso na área de websérie. Depois disso, comecei a pesquisar sobre o assunto e até ministrei um curso mais curto para o Departamento de Assuntos Culturais (DAC), ainda para o Festival de Vídeo de Bolso. Além disso, estou pesquisando há dois anos sobre o assunto e já estou produzindo alguns materiais nesse formato. O que me faz investir na área é o mercado de produção e circulação ser bem mais democrático”, argumenta.

Apaixonado por narrativas ficcionais, ele tem se dedicado ao trabalho de séries documentais. Ele diz que o cenário local é carente de produção audiovisual e afirma que o formato de websérie permite atender a demanda de produção, com obras de custo razoável e possibilidade de difusão em larga escala por meio internet, construindo linguagem mais adequada. “Esse universo (webséries) tende a ser mais aberto e democrático aos produtores e ao público. Por isso, diferente das grandes produções audiovisuais, em que o custo e a circulação dependem de grandes valores e estão, em muitos casos, presos a pequenos grupos, o formato de websérie pode ser um instrumento revelador de grandes produtos e talentos”, ressalta.

Durante o minicurso será apresentado aos participantes os principais pontos da construção de uma websérie e as possibilidades de criação. Segundo Bruno Gouveia, os participantes terão muita informação e saberão como usá-las. “O importante no audiovisual é saber como por em prática o universo de ideias que surgem, e de algum modo tentarei mostrar como se viabiliza uma websérie, como se mantêm, como ter fidelidade e ampliar o público”, afirma. Ele pretende ainda propor à turma a execução de alguns projetos de websérie para que, se possível, exibi-los ainda no festival.

Bruno Gouveia se diz honrado em fazer parte do festival e poder auxiliar na formação de público e de novos produtores. No total, serão 20 vagas ofertadas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.