Negócios

Feira do Microempreendedor ocorre na UNDB neste sábado

A entrada gratuita, e o evento será realizado durante todo o dia.

Imirante.com, com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h43

SÃO LUÍS - Uma oportunidade para quem quer formalizar o negócio ou para quem busca melhorar a gestão da atividade já regularizada. Esse é o intuito da I Feira do Microempreendedor Individual, promovida pela Unidade de Ensino Superior Dom Bosco (UNDB) neste sábado (25), das 8h às 16h.

Durante todo o dia, os microempreendedores terão à disposição orientações técnicas para formalização do seu negócio, regularização da declaração anual de Imposto de Renda, emissão de guias (carnês previdenciários), palestras e minicursos nas áreas: Marketing Pessoal, Técnicas de Segurança do Trabalho, Controles Financeiros, Visão Estratégica do Negócio e Inclusão Digital.

A entrada gratuita. As orientações, palestras e minicursos serão dadas por alunos-monitores da UNDB, estudantes do Curso de Ciências Contábeis da instituição.

MEI no Brasil

Com a lei que instituiu em 2009 a figura jurídica do Microempreendedor Individual (MEI), o Brasil terminou 2014 com cerca de 4,6 milhões de trabalhadores autônomos que ingressaram na formalidade nestes cinco anos, segundo dados do Sebrae.

Essas pessoas passaram a ser reconhecidas como pessoa jurídica, a pagar impostos em dia, a ter direitos previdenciários e, ao poder emitir nota fiscal – cada vez mais exigida por contratantes de serviços privados e do setor público –, abrem novas perspectivas de trabalho. A carga tributária é reduzida, e o prestador pode, ainda, ter acesso a bancarização e crédito.

Segundo a mais recente pesquisa do Sebrae sobre o perfil dos microempreendedores individuais, cerca de 88 mil pessoas em média aderem ao sistema por mês no país, reduzindo cada vez mais a informalidade nos serviços prestados no país.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.