Evento

Seminário Autismo ocorre no dia 24 de abril, na UFMA

O seminário tem como tema <i>Inclusão, Conscientização e Ciência</i>.

Divulgação/ UFMA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h44

SÃO LUÍS – Com a crença de que o conhecimento é a fonte de força para as famílias de pessoas com transtorno do espectro autista (TEA), o Grupo Ilha Azul, em parceria com a Universidade Federal do Maranhão, promove o seminário Autismo: Inclusão, Conscientização e Ciência. Este evento será realizado no dia 24 de abril, no Auditório Central da UFMA.

Das 330 vagas disponíveis para os participantes no seminário, 300 já foram preenchidas, restando apenas 30 vagas. As inscrições podem ser feitas no endereço https://www.doity.com.br/autismoinclusaoconscientizacao-e-ciencia e custam apenas R$ 15 reais para pais e estudantes, e R$ 25 para profissionais.

De acordo com os organizadores do seminário, este evento pretende instigar e aprimorar a busca do conhecimento dos estudantes, professores, familiares e cuidadores de pessoas com autismo, e propagar informações acerca do Transtorno do Espectro Autista (TEA), além de incentivar a pesquisa na área.

Para a presidente de Conselho Administrativo do Grupo Ilha Azul, Solange Nascimento, “considerando que a UFMA constitui um importante instrumento responsável pela formação de profissionais e pela construção do saber, o Grupo Ilha Azul entende como necessário abrir o espaço para discussões na comunidade acadêmica a respeito dessa temática, a fim de promover a busca do conhecimento e incentivar a pesquisa na área”.

Segundo Solange Nascimento, o grupo tem o intuito de formar e capacitar pessoas sobre como trabalhar com pacientes do autismo. “Desejamos que haja uma melhoria na qualificação profissional de nosso País, ao voltar os olhos para as pessoas com TEA e prover informações a todos que buscam fazer o melhor para tornar a sociedade mais justa e igualitária”, contou. Para ela, é importante levar a ciência para o Grupo Ilha Azul.

Solange também contou que a escolha dos palestrantes se baseou na capacidade e anos de experiência lidando com o assunto. Rosa Magaly de Morais, uma das palestrantes, já trabalha com espectro autista há vários anos e ministrou quatro palestras relacionadas. Ana Rita Bruni que, também, tem mais de 24 anos de experiência com o autismo e, sendo pedagoga, falará do papel do professor na educação especial.

A programação do evento conta com cinco palestras dos mais variados temas, como Situação do autismo no Brasil em relação as políticas públicas, que será ministrada pela presidente da Associação Brasileira de Autismo (Abra), Marisa Fúria Silva; Autismo: afinal, de quê estamos falando?, será ministrada pela Psiquiatra da Infância e Juventude, Rosa Magaly de Morais; Nova classificação, novos desafios à neurologia infantil, será proferida pela Médica Neuropediatra, Patrícia Da Silva Sousa Carvalho; Atitudes sociais favoráveis a inclusão de pessoas com TEA, contará com a Doutora em Educação, Thelma Helena Costa Chahini; e O papel do educador na inclusão de pessoas com transtorno de espectro autista, será discutida pela psicopedagoga, Ana Rita Bruni.

Saiba mais

Autismo é um transtorno do desenvolvimento, conhecido por transtorno do espectro autista (TEA), que geralmente aparece nos três primeiros anos de vida e compromete as habilidades de comunicação e interação social com o surgimento de comportamentos restritivos e repetitivos, sendo que é, aproximadamente, 3 a 4 vezes mais comum em meninos do que em meninas.

Atualmente, a incidência de autismo nos EUA é de 1 caso em 68, segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), divulgado em março de 2014. No Brasil, estima-se uma população de dois milhões de autistas, com mais da metade ainda sem diagnóstico.

Esta incidência é altíssima e representa um número maior de casos do que aqueles de HIV positivo, câncer e diabetes infantil somados. O crescente aumento da incidência não se deve a qualquer epidemia, deve-se às especificações mais detalhadas dos sinais da síndrome, à sua divulgação, e à capacitação dos profissionais responsáveis para reconhecê-los. Clique aqui e faça a inscrição no evento.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.