Programa de Pós-Graduação

Semana Acadêmica de Cultura e Sociedade nesta quarta

Essa palestra faz parte da Semana Acadêmica do PGCult.

Divulgação/ UFMA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h45

SÃO LUÍS - O Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (PGCult) realizará nesta quarta-feira (4), às 16h, no Auditório “A” do prédio do CCH – UFMA, a aula inaugural intitulada O círculo dos saberes: a Enciclopédia de Diderot e d'Alembe, ministrada pela Professora Maria das Graças de Souza, vice-coordenadora do Diversitas – Programa Interdisciplinar da USP, integrante do conselho interdisciplinar da CAPES e professora titular do Departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo – USP. Essa palestra faz parte da Semana Acadêmica do PGCult que se inicia nesta terça-feira (3), com reuniões entre os novos alunos com a coordenação e a secretaria do programa.

Segundo o coordenador do PGCult, Luciano Façanha, o Programa de Mestrado Interdisciplinar em Cultura e Sociedade permite a professores graduados em Ciências Humanas e Sociais o aprofundamento de conhecimentos na área interdisciplinar, a partir de abordagens de investigação que envolvem questões tanto no âmbito da cultura, quanto da sociedade. “Os desdobramentos advindos da natureza complexa de semelhantes questões exigem diálogos ampliados que extrapolem o pensamento estritamente disciplinar, com sua metodologia compartimentada e, muitas vezes, reducionista. Objetiva-se, assim, no Programa, o exercício pleno da interdisciplinaridade, em que se evidencie o grau crescente da intersubjetividade no enfoque dos saberes”, afirma.

Autorizado pela CAPES em 2010, o Programa vem conquistando excelentes resultados acadêmicos, tendo formado 69 mestres até dezembro de 2014. A atuação de professores e alunos na produção intelectual, no desenvolvimento de pesquisas, na elaboração das dissertações, nas intervenções sociais e culturais junto à comunidade acadêmica, e também dos colaboradores da área técnico-administrativa, vem assegurando, qualitativamente, o êxito das atividades.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.