Para a comunidade

Projeto de extensão oferece curso de música gratuito

O projeto oferece aulas de canto coral, musicalização e flauta-doce.

Divulgação/ UFMA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h46
(Reprodução)

SÃO LUÍS - Um dos muitos benefícios de ouvir música está na influência que esta exerce sobre o humor de cada um. Além disso, é dito que a música beneficia, também, na formação e na aprendizagem de crianças e adolescentes. Tendo isso em vista, o curso de música da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) criou o Projeto de Extensão Música para Todos.

O projeto tem como objetivo oferecer formação gratuita para a população ludovicense, em especial para as comunidades dos entornos da UFMA, nas modalidades de canto coral, musicalização e flauta-doce. Segundo o professor Paulo Fortunato, o Música para Todos foi fundamentado nas experiências vividas por ele em outras universidades, como a Universidade Federal da Bahia e a do Pará, que possuem um trabalho de extensão muito forte. “Aqui, nós possuíamos um trabalho de extensão, mas ainda era um pouco tímido e a ideia era tentar fazer com que a comunidade, principalmente dos entornos, viesse para dentro da UFMA a partir destas atividades”, afirmou o professor.

O professor explicou, também, que as três modalidades funcionam bem e oferecem um baixo custo para sua realização e que por meio destas é possível abarcar interessados de todas a idades. A musicalização infantil é destinada para crianças de 1 a 11 anos, que são divididas em várias turmas de acordo com a faixa etária. As aulas funcionam às segundas e quartas-feiras, de 8h às 11h. O canto coral tem foco em adolescentes, adultos e idosos, sendo as aulas oferecidas de 8h30 às 11h, nas segundas e quartas. Já a flauta-doce tem aula para crianças a partir de 6 anos de idade, nas sextas-feiras, de 9h às 11h.

Paulo Fortunato ressaltou, ainda, que o projeto já contou com a participação de uma média de 35 pessoas e que, para as próximas turmas, a ideia é que cada modalidade atenda 50 alunos, totalizando 150 participantes. Ele apontou, também, que existem vários estudos que comprovam que, quanto mais cedo a pessoa tem contato sistemático com a música, mais desenvolverá habilidades diferenciadas.

A ideia do projeto, como declarou, é fazer, entre outras coisas, que a criança se desenvolva com maior sensibilidade, aberta a questões humanísticas e sociais, e ter um controle psicológico melhor, além de desenvolver o raciocínio e a concentração. As aulas serão retomadas logo após a semana do Carnaval e as inscrições estão abertas para quem desejar participar.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.