Justiça

Corregedoria abre Semana da Conciliação, em São Luís

Já são mais de 95 milhões de processos no judiciário brasileiro.

Imirante com informações da Assessoria CGJ-MA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h48
( Foto: Assessoria / CGJ-MA)

SÃO LUÍS – A corregedora da Justiça, desembargadora Nelma Sarney, abriu os trabalhos da Semana Nacional da Conciliação, na manhã desta segunda-feira (24), no Campus da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

“Este é um evento que se fortalece a cada ano e que se constitui como um marco na luta pela promoção da paz social, por meio do empoderamento dos cidadãos para resolver suas lides”, afirmou a desembargadora.

A corregedora destacou que a conciliação é uma ferramenta indispensável no processo de pacificação da sociedade. Com base no relatório da Justiça ,em números, ela defendeu que o caminho para uma sociedade melhor só é possível por meio de uma atuação integrada entre os poderes constituídos e com a efetiva participação da população. Conforme divulgou, nesta segunda-feira (24), já são mais de 95 milhões de processos no judiciário brasileiro.

Promovida em todo país pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), no Maranhão, a Semana é coordenada pela Corregedoria e Tribunal de Justiça (TJ-MA). A desembargadora Cleonice Freire, presidente do Tribunal, reforçou que acredita na prática da conciliação para o alcance dos objetivos da Justiça. A presidente também falou da Conciliação Itinerante, projeto do TJ-MA que será desenvolvido durante esta semana e que tem a finalidade de atender moradores do bairro Cidade Operária.

De acordo com a coordenadora dos Juizados Especiais no Maranhão, juíza Márcia Chaves, até o momento estão agendadas 12 mil audiências em 103 unidades judiciais. A unidade com mais audiências de conciliação é a Vara Única do município de Anajatuba, contabilizando 504. Também têm destaque o juizado de Açailândia (231) e o 3º Juizado Cível de São Luís (214); seguida da 3ª Vara da Família da capital (113). Os trabalhos da Semana acontecem até sexta-feira (28) em todo o estado.

O reitor da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), José Augusto Oliveira, destacou que a universidade tem o papel de contribuir com a promoção de serviços à sociedade. Ele falou da importância do Poder Judiciário para a população e reforçou a necessidade de uma atuação em sintonia para melhor ofertar os serviços das instituições aos cidadãos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.