Laboratório de Robótica

Engenheiro da Petrobras fará palestra no XXVI Semic

Divulgação/UFMA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h48

SÃO LUÍS - Durante a realização do 26º Seminário de Iniciação Científica (Semic) e I Encontro da Pós-Graduação, ocorrerá a palestra Inovação, por quê?, a ser ministrada pelo engenheiro Ney Robinson Salvi dos Reis, responsável pelo Laboratório de Robótica do Centro de Pesquisa da Petrobras (Cenpes). A palestra ocorrerá na próxima terça-feira (18), às 17h, no Auditório Central da Cidade Universitária.

De acordo com o diretor do Departamento de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, o professor Alexandre César Muniz de Oliveira, a palestra será uma excelente oportunidade para reflexão sobre tecnologia, tendências, o que está sendo feito e o que está por vir. Neste encontro, pretende-se trocar experiências e informações de um modo mais descontraído, abordando um pouco de objetos e tecnologias que estão presentes em nosso cotidiano, mas que pouco ou quase nada se sabe sobre seus processos de criação, como por exemplo, o caso do curativo adesivo conhecido por metonímia como band-aid e do abridor de latas, passando até mesmo pela façanha do voo de Santos Dumont.

Será apresentado, ainda, o estudo de caso do Robô Ambiental Híbrido Chico Mendes, desenvolvido pelo Laboratório de Robótica a fim de atender às atividades da Petrobras na Amazônia Brasileira, capaz de andar sobre diversos tipos de substrato - como água, lama, terra, pedras, troncos, vegetação flutuante, entre outros - e de reconhecer e adaptar-se a diferentes tipos de obstáculos em áreas de difícil locomoção, onde os modais convencionais de transporte não atuam.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.