Sustentabilidade

Cumprimento da Lei de Resíduos Sólidos ainda é desafio no país

Cerca de 60% dos municípios brasileiros ainda encaminham seus resíduos para locais inadequados.

Divulgação/Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h49
(Foto: Danielle Vieira)

SÃO LUÍS - O Instituto de Cidadania Empresarial no Maranhão (ICE-MA) promove, em parceria com a Vale, o II Encontro de Sustentabilidade, com o tema "Resíduos Sólidos: a Responsabilidade do Setor Empresarial". O evento é aberto ao público e ocorre nesta quinta-feira (23), das 8h às 11h30, na sede do Centro de Educação Profissional Itaqui-Bacanga (Cepib), localizado na rua da Estrela, Vila Embratel, na estrada do Gapara. Faz parte do Projeto Diálogos e contará com a participação de lideranças sociais, Poder Público e empresas, como Vale, Cemar e Água e Vida.

Quatros anos após a vigência da Lei Federal 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), poucos avanços são percebidos no Maranhão e no Brasil. A lei prevê, dentre outros objetivos, o tratamento, reutilização e redução dos resíduos sólidos em todo o território nacional, por meio da articulação entre as diferentes esferas do Poder Público, instituindo a responsabilidade compartilhada. Ou seja, fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes e, também, os próprios consumidores são responsáveis por diminuir a produção de resíduos sólidos.

O Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2013, elaborado pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), divulgado em agosto deste ano, revelou que cerca de 60% dos municípios brasileiros ainda encaminham seus resíduos para locais inadequados. E a produção total de resíduos sólidos urbanos (RSU) no Brasil aumentou 4,1% em relação a 2012. No Maranhão, apenas 20% dos municípios cumpriram a determinação de fechamento dos lixões, segundo dados da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, divulgados em agosto deste ano. E somente 30% das cidades maranhenses elaboraram plano de gestão de resíduos, segundo o Grupo de Estudos de Resíduos Sólidos e Saneamento Ambiental, vinculado ao Ministério Público do Estado do Maranhão.

Tadeu Resende, que participará do evento como representante da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), aprovou a iniciativa do ICE. "Este encontro é um importante passo para conscientizar quem atua nos três setores da sociedade. Iremos discutir formas empreendedoras de cuidar da coleta seletiva do lixo, a importância para a preservação ambiental e oportunidade de firmar o compromisso com a sociedade".

A coordenadora de programas sociais do ICE-MA, Carla Geovana dos Santos, explica que os Encontros de Sustentabilidade são fundamentais para promoção do diálogo intersetorial e construção de agendas sustentáveis de desenvolvimento para São Luís.

“Nesse segundo Encontro, com a pauta de resíduos sólidos, o Instituto e seus parceiros buscam apresentar as iniciativas em curso para minimizar o impacto da ausência de políticas de resíduos e propor novas ações articuladas entre iniciativa privada, Poder Público e sociedade civil, de forma a contribuir para a definição de uma política municipal de resíduos sólidos", complementa a coordenadora.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.