Semana acadêmica

VI Semana do Hoteleiro ocorrerá no mês de novembro

<i>A Hotelaria e as novas oportunidades de mercado</i> será o tema da semana.

Divulgação/UFMA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h49

SÃO LUÍS - O mercado de trabalho para os hoteleiros tem se ampliado e o campo deixou de se restringir só aos hotéis. Agora, já é possível atuação em hotelaria hospitalar, em condomínios, na área da restauração, casas de vinho, entre outros. E é essa a perspectiva a ser debatida na VI Semana do Hoteleiro, marcada para ser realizada entre os dias 13 e 15 de novembro, no Auditório da Biblioteca Setorial do Centro de Ciências Sociais (CCSo).

A programação, que será ministrada por parceiros do Núcleo de Projetos e Pesquisas em Hotelaria (NuPPHO), incluirá três minicursos - como o Nouvelle Cuisine, que ocorrerão no dia 13 pela manhã; apresentação de trabalhos de alunos e professores; palestras como Regulamentação do Profissional de Hotelaria e a Inserção do Mercado de Trabalho; mesas-redondas; e uma visita guiada.

Os interessados poderão fazer sua inscrição no próprio NuPPHO, localizado na sala 311 da Asa Norte, no Centro Pedagógico Paulo Freire, ou entrar em contato pelo telefone 3272-8413 para obter mais informações. Os valores de inscrição variam entre os perfis de participantes e as datas de inscrição, que podem ser feitas até o primeiro dia do evento. Já a submissão de trabalhos possuem regras e podem ser realizadas até o dia 25 de outubro pelo e-mail nuppho.ufma@gmail.com.

A ideia de realizar estes eventos surgiu de um seminário que ocorreu em 2008 e, a partir dele, se viu necessário a realização de um evento anual de hotelaria e, assim, na segunda edição, começou-se a chamar de Semana do Hoteleiro, já que é realizado próximo ao dia 9 de novembro, dia em que se comemora o Dia do Hoteleiro.

"Espero que após o evento consigamos algumas propostas sobre a formação do profissional de hotelaria, como será o desenvolvimento e a melhoria de conteúdos pedagógicos e a formação deste profissional que está sendo lançado no mercado, e sobre a regulamentação da profissão do hoteleiro, para que haja uma proposta a ser levada ao Conselho Federal para que realmente haja a regulamentação da profissão, mesmo que esta aconteça daqui a um ano”, esclareceu o coordenador do Núcleo, Jonilson Costa. Mais informações podem ser obtidas pelo blog do evento ou pelo telefone 3272-8413.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.