Pesquisa e Extensão

UFMA: moçambicana ministra palestras sobre a África e suas múltiplas faces

As palestras são gratuitas, e não há necessidade de inscrição prévia.

Divulgação/Assessoria

- Atualizada em 27/03/2022 às 11h49

SÃO LUÍS – O Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão sobre África e o Sul Global (Neáfrica), em Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e a Universidade Estadual do Maranhão (Uema), realiza palestras para discutir a África e suas múltiplas faces. O evento será realizado nos dias 15 e 17 de outubro. As palestras são gratuitas e abertas a todos os interessados, sem a necessidade de inscrição prévia.

Para ministrar as palestras, o Neáfrica convidou a doutora em História Social Teresa Cruz e Silva, que vai ministrar palestras sobre a temática africana moçambicana. A primeira palestra tem como tema “A Visão do outro na História Colonial de Moçambique: assimilação, educação e religião”, que ocorre no dia 15 de outubro, às 17h30, no Auditório B, Centro de Ciências Humanas (CCH), da UFMA.

Seguindo a programação, no dia 17, ocorre a palestra "Memória, História e Narrativa na história da luta de libertação de Moçambique", às 18h, no prédio do curso de História da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), localizado no Centro Histórico, Reviver.

Neáfrica

O Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão sobre África e o Sul Global foi criado em 2010, a partir do resultado da oficina “Sujeitos, Identidades e África”. Atualmente, o grupo é composto por alunos que têm interesse na área e pesquisadores que possuem formações aproximadas junto ao Centro de Estudos Afro-Orientais.

De acordo com o coordenador do Neáfrica, Reinaldo dos Santos Barroso Júnior, o evento tem o objetivo de desfazer estereótipos e recontar, a partir do olhar africano, a história do continente. “O nosso interesse é aprofundar estudos que visam contribuir para a desconstrução de imagens estereotipadas e homogeneizantes sobre a África”, destacou.

Sobre a palestrante

Teresa Cruz e Silva, moçambicana, doutora em História Social, é professora associada no Centro de Estudos Africanos e Faculdade de Letras e Ciências Sociais da Universidade Eduardo Mondlane em Maputo (Moçambique), onde tem exercido numerosas atividades entre a docência/pesquisa e lugares de direção. Os seus interesses de pesquisa centram-se em: História Social contemporânea de Moçambique e África Austral; nacionalismo e movimentos nacionalistas em África; redes sociais; religião e sociedade; juventude e identidades sociais; segurança regional e estudos de gênero.

Vale destacar também que Teresa Cruz e Silva é considerada uma das mais importantes historiadoras da África Meridional. Atualmente, está vinculada à Universidade de São Paulo como professora pesquisadora visitante.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.