Aposentados e pensionistas

Prorrogado o prazo para o Censo Previdenciário

O prazo se estende até o dia 10 de outubro.

Divulgação/Prefeitura de São Luís

Atualizada em 27/03/2022 às 11h50

SÃO LUÍS - O Instituto de Previdência e Assistência do Município (Ipam) prorrogou o prazo do Censo Previdenciário até o dia 10 de outubro. Durante os 30 dias do levantamento, iniciado no dia 25 de agosto, cerca de 50% dos 5.858 aposentados e pensionistas fizeram o cadastramento.

O presidente do Ipam, Raimundo Penha, frisou a importância do Censo como instrumento para melhoria dos serviços prestados aos beneficiários. Ele destacou a necessidade do levantamento para traçar o perfil individual dos aposentados, dos pensionistas e das famílias desses usuários no município, além de delinear as projeções necessárias ao Plano Atuarial.

“O Censo é um levantamento mais completo que vai nos permitir conhecer, individualmente, o aposentado e o pensionista para direcionarmos ações voltadas para o perfil de cada um. Com isso, teremos um diagnóstico detalhado dos nossos beneficiários”, explicou Raimundo Penha.

Quem ainda não se cadastrou no Censo deve agendar o procedimento pelo site http://ipam.primesaude.com.br/. Com a extensão do prazo, o atendimento será realizado na sede do Ipam, na sede da Secretaria Municipal de Administração (Semad) e no São Luís Shopping. Para mais informações sobre o procedimento, o Ipam disponibilizou uma Central de Atendimento pelo telefone (98) 4003-1524. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 20h.

O beneficiário deverá, além de responder a um questionário, apresentar documentos pessoais e funcionais (portaria de pensão, título de proventos, decreto de aposentadoria) e comprovante de residência. Quem não reside na capital maranhense poderá fazer uso de procuração particular específica. A realização do Censo é amparada e recomendada pelo Ministério da Previdência.

Veja os locais de atendimento

 Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Perfil de saúde

O Censo estabelecerá o perfil de saúde do beneficiário, considerando aspectos como localização, estilo de vida, histórico-patológico, pessoal, familiar quantidade de pessoas, riscos de saúde, condições habitacionais e socioeconômicas. O objetivo é identificar quais são as características do público-alvo e traçar planos de ação previdenciária direcionados para as necessidades dos servidores públicos.

Com o levantamento, o órgão desenvolverá um trabalho de atendimento personalizado e integral sobre o estado de saúde do beneficiário de forma que ele se sinta atendido em suas necessidades, aumentando seu nível de satisfação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.