Educação profissional

Uema lança edital para oito cursos técnicos gratuitos em 22 polos do Estado

Serão oferecidas 2.700 vagas; Inscrições vão de 29 de setembro a 24 de outubro.

Divulgação/Uema

Atualizada em 27/03/2022 às 11h50
(Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do Núcleo de Tecnologias para Educação (UemaNet), lança edital para o Processo Seletivo Simplificado de Acesso aos Cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio, forma subsequente, na modalidade a distância (Pacep 2014).

No ano de 2012, a Uema iniciou a oferta de cursos técnicos de nível médio, resultantes de um acordo de parceria com o Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. A Instituição iniciou com 13 cursos técnicos, na modalidade a distância. Além do MEC, a Uema estabeleceu parceria com a Secretaria de Estado, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectec) / Programa Maranhão Profissional, com vistas a ampliar a formação de profissionais para atender a demanda do mercado de trabalho.

“A iniciativa da Uema com a promoção dos cursos técnicos, intermediados pelo UemaNet, traduz o seu compromisso com a formação de profissionais, gerando novas competências técnicas, em interação com uma base científica sólida, capaz de oportunizar trabalho, renda, e empreendimentos, bem como a disseminação de conhecimentos tecnológicos em prol do desenvolvimento econômico e social do estado do Maranhão”, explica a coordenadora-geral do UemaNet, professora Ilka Serra.

Serão ofertadas 2.700 mil vagas para o ano de 2015, distribuídas em 22 polos de apoio presencial. São eles: Açailândia, Anajatuba, Balsas, Cajapió, Carolina, Codó, Colinas, Coroatá, Godofredo Viana, Imperatriz, Pinheiro, Presidente Dutra, São João dos Patos, Santo Antonio dos Lopes, Santa Inês, Viana, Zé Doca, Carutapera, Lago da Pedra e São Luís (3 polos).

Os interessados terão a opção de oito cursos técnicos: Controle Ambiental, Redes de Computadores, Alimentos, Informática, Guia de Turismo, Segurança do Trabalho, Serviços Públicos e o mais novo curso: Mineração.

“Há uma falta enorme de profissionais no setor de mineração. Inclusive, uma pesquisa feita pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) diz que o Brasil é um dos países que menos forma engenheiros de todas as áreas, inclusive nessa. Ou seja, esta escassez começa nas universidades. Na maioria das vezes, por essa falta, as companhias e empresas acabam trazendo profissionais de outros países, como Canadá, Austrália e Chile. E a Uema entra nesse cenário como forma de atender essa demanda, de suprir essa falta de mão de obra qualificada na área”, destaca Ilka.

As inscrições podem ser feitas pelo site http://www.uema.br/pacep2014. o valor da inscrição de 29 de setembro a 24 de outubro. O valor da inscrição é R$ 25. Todos os cursos são gratuitos e com duração média de 20 meses.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail pacep2014@uema.br e telefones: (98) 3276-9671/ 8191 0508 (Tim)/ 8905 0804 (Oi)/ 8426 4230 (Claro)/ 9213 1165 (Vivo).

As provas estão previstas para ocorrer no dia 7 de dezembro.

Como se inscrever no PACEP 2014

1º PASSO

Acessar o endereço eletrônico www.uema.br/pacep2014;

2º PASSO

Acessar o link Requerimento de inscrição;

3º PASSO

Preencher, conferir, confirmar e enviar on-line o requerimento de inscrição;

4º PASSO

Gerar o boleto bancário no endereço eletrônico acima mencionado;

5º PASSO

Efetuar o pagamento em qualquer agência do Banco do Brasil ou nos seus correspondentes bancários até o dia 20 de outubro de 2014, no horário de expediente bancário.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.