Premiação

Abertas inscrições para o Prêmio Professores do Brasil

As inscrições estão abertas até o dia 22 de setembro.

Imirante com informações da Seduc

Atualizada em 27/03/2022 às 11h50

SÃO LUÍS - A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) está informando aos professores da educação básica, que tenham desenvolvido experiências pedagógicas bem-sucedidas nas escolas da rede estadual de ensino, que se encontram abertas até o dia 22 deste mês as inscrições para a 8ª edição do Prêmio Professores do Brasil.

Promovido pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica, em parceria com as secretarias de educação, o prêmio visa reconhecer, valorizar e divulgar o mérito dos professores das redes públicas de ensino, pela contribuição dada à melhoria da qualidade da educação.

Serão consideradas experiências pedagógicas exitosas, criativas e inovadoras. Os interessados em participar podem se inscrever no site do Prêmio Professores do Brasil.

Este ano a premiação foi dividida em temas livres e temas específicos. Os temas livres são: Educação Infantil, séries iniciais do Ensino Fundamental, séries finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Já os temas específicos são Educação Integral e Integrada (programas Mais Educação e Ensino Médio Inovador; e outros que oferecem a jornada escolar ampliada e ênfase na formação integral dos estudantes), Ciências para os anos iniciais do Ensino Fundamental, Alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental e Educação digital articulada ao desenvolvimento do currículo.

O trabalho deve ser registrado, através de fotografias, vídeos e relatórios ou anotações, para que profissionais do ensino, de outros lugares do país, possam conhecê-lo.

Estão aptos a se inscrever dois milhões de professores das três etapas da educação básica, atuantes nas redes públicas. Basta-lhes apresentar uma prática pedagógica criativa e inovadora (em andamento ou já concluída) e formalizar a inscrição.

Instituído em 2005, o prêmio conta também com a parceria: Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), Fundação SM, a Fundação Volkswagen, ABRELIVROS – Associação Brasileira de Editores de Livros Escolares, Instituto Votorantim, Fundação Santillana, Serviço Social do Comércio, Administração Regional no Estado de São Paulo (SESC/SP) e Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto (ACERP).

No mês de dezembro devem ser conhecidos os vencedores e as escolas onde atuam, tornando o trabalho reconhecido por todos os que valorizam a educação brasileira.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.