Projeto

Plan Brasil realiza Seminário Igualdade de Gênero e Direitos Humanos

Iniciativa encerra atividades da Semana Nacional contra o Abuso e a Exploração Sexual Infantil.

Divulgação/Plan Internacional

Atualizada em 27/03/2022 às 11h54

SÃO LUÍS - A Plan International Brasil realizará o I Seminário de Igualdade de Gênero e Direitos Humanos. O evento ocorrerá nesta quarta-feira (28), das 13h às 17h, no auditório Paulo Freire, da Universidade Federal do Maranhão. Com o tema “Promovendo Educação e Igualdade de Direitos das Meninas por meio do Esporte“ o evento tem como objetivo despertar para os desafios da sociedade pela integração social a busca dos direitos e igualdade das meninas e como o esporte pode ser benéfico neste processo. O evento é realizado pelo projeto Futebol Feminino, iniciativa da Plan que visa a ampliação das oportunidades de inclusão e integração social de jovens e adolescentes. Na ocasião, estarão presentes algumas meninas participantes do projeto, equipe da Plan, autoridades, como Raimundo Penha, secretário municipal de Desporto e Lazer de São Luís e jogadores de futebol maranhenses.

Entre os destaques da programação está a cerimônia de abertura presidida por Raquel Pereira (ex- consultora pedagógica do Projeto Futebol Feminino) e voltada para as participantes do Futebol Feminino e demais atores do Sistema de Garantia de Direitos, que consiste em representar a articulação e a integração de várias instâncias do poder público na aplicação de mecanismos de promoção, defesa e controle para a efetivação dos direitos humanos da criança e do adolescente, nos níveis federal, estadual, distrital e municipal. Às 14h, uma roda de conversa será composta para uma equipe multidisciplinar, contando com opiniões da sociedade civil, autoridades, jogadores e participantes do projeto.

A escolha pela data do seminário se deu em razão do mês no qual a Plan International Brasil desenvolve diversas atividades alusivas a Semana Nacional contra o Abuso e a Exploração Sexual Infantil, que estão ocorrendo nos Estados do Maranhão e Pernambuco.

Projeto Futebol Feminino

O projeto atende adolescentes na faixa etária de 9 a 17 anos, por meio da promoção pessoal e do engajamento num ambiente esportivo, mediado pelo futebol, com ênfase na vivência de valores de cidadania. Além dos treinamentos, as meninas formam times que participam de campeonatos intermunicipais promovidos pelo projeto. A iniciativa atua em oito comunidades rurais das cidades de São Luís, Paço do Lumiar, São José de Ribamar e também nas cidades de Codó e Timbiras, todas no Maranhão. Ao todo, o projeto beneficia 400 meninas.

Programação:

13h – Credenciamento

14h – Boas Vinda e Vídeo Institucional:

Creuziane Barros – Gerente da Unidade de Programa da Plan em São Luís

14h05 – Leitura da Declaração Universal dos Direitos da Criança e do Adolescente

Laura Lays Gomes e Aileen Parente

14h10 - Mesa de Abertura

14h15 - Marina – Representante do Projeto em Mata de Itapera

14h20 - Paulo Cézar Pereira – Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer de São José de Ribamar

14: 25 - Fernando Antônio Braga Muniz - Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Paço do Lumiar

14h30 - Raimundo Penha – Secretaria Municipal de Desporto e Lazer de São Luís

14h35 - Conceição de Maria Gomes de Mesquita – Gestora da UEB São José de Itapera e Representante do Comitê Comunitário de Vila Santana

14h40 - Maria Ribeiro – Presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente

14h45 - Representante da Universidade Federal do Maranhão

14h50 - Dirk Hegmmans – Diretor de Programas da Plan International Brasil

14h50 - Roda de Conversa: Promovendo Educação e Igualdade de Direitos das Meninas por meio do Esporte

15h – Filme: História de Uma Heroína

15h05 - Evellin Suellem Durans Feitosa – Participante do Projeto

15h10 - Célia Bonilha – Gerente Técnica de Gênero e Segurança Econômica da Plan

15h20 - Deilson Botão - Coordenador Executivo do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA)

15h25 – Karênina Fonsêca – Gestora da Unidade de Educação Básica Zuleide Andrade e representante do Comitê Comunitário de Residencial 2000

15h30 - Raimundo Penha – Secretário Municipal de Desporto e Lazer de São Luís

15h35 - Jogador do Moto Club de São Luís

15h40 - Beatriz – Menina da 1ª Etapa Projeto Futebol Feminino Roseana Sarney

15h55 - Apresentação: Projeto Futebol Feminino do Residencial 2000

16h – Apresentação: Dança de rua do Projeto Por ser Menina

16h15 – Encerramento:

Walkerlene Soeiro – Facilitadora do Projeto Futebol Feminino

Apresentação de vídeo com depoimento da jogadora Aline Pellegrino

16h40 – Coffee break

Sobre a Plan

A Plan International é uma organização não governamental de origem inglesa ativa há 76 anos e presente em 69 países. No Brasil desde 1997, a Plan possui, hoje, mais de 20 projetos que atendem, aproximadamente, 75 mil crianças e adolescentes.

Sem qualquer vinculação política ou religiosa e sem fins lucrativos, está voltada para a defesa dos direitos da infância, conforme expressos na Convenção dos Direitos da Criança, da Organização das Nações Unidas. Assim sendo, a organização trabalha em prol da proteção e contra a violência e abusos de todo tipo, contra a pobreza, a desigualdade e a degradação do meio ambiente e por uma boa alimentação, saúde e educação. A Plan parte do princípio de que assegurar o direito de crianças e adolescentes é um dever e não uma escolha. Para isso, capacita as comunidades a fazer valer esses direitos. Mais informações sobre a Plan Brasil em www.plan.org.br.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.