Justiça

Conflitos familiares podem ser resolvidos em Centro de Conciliação

Serviço funciona apenas na unidade do Fórum de São Luís.

Imirante.com, com informações do TJ-MA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h54

SÃO LUÍS - A mediação de conflitos familiares, que antes era feita somente nas Varas da Família, agora pode ser realizada, também, no Centro de Conciliação do Fórum Des. Sarney Costa (Calhau). No local são resolvidos casos pré-processuais e processos já em andamento.

A conciliação é mediada por conciliadores do próprio centro ou por voluntários. O serviço funciona apenas na unidade do Fórum de São Luís. O pedido de audiência é feito pelas partes por meio de formulário próprio disponível no do site do Tribunal de Justiça, no link "conciliação", ou pelo Telejudiciário, que atende pelo número 0800-707-1581.

Se preferir, o interessado pode se dirigir ao centro (Av. Prof. Carlos Cunha, s/n, Calhau) e, além de agendar a audiência já deixa marcada, quando for o caso, a data de realização do exame de DNA, no Laboratório de Biologia Molecular, que funciona no próprio fórum.

“Esse trabalho visa estimular o diálogo entre as partes para o amadurecimento do conflito”, explica o coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, juiz Alexandre Abreu.

Conforme Alexandre Abreu, as relações familiares têm um ganho muito grande ao serem resolvidas através da conciliação, “pois aquele que se oferece, voluntariamente, para resolver seu conflito familiar tem maior chance de solucionar o problema do que por meio de uma imposição judicial”, acrescentou o magistrado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.