Vacinação

Campanha contra gripe pode não atingir meta em São Luís

O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 11h54

SÃO LUÍS - A três dias do encerramento da Campanha de Vacinação contra a Influenza (gripe) 2014, pouco mais de 33% (65.424 pessoas) do público alvo em São Luís foi imunizado. Segundo a coordenadoria do Programa de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), o ideal é que até a sexta-feira (9), quando será encerrada a campanha, pelo menos 80% (165 mil) das pessoas sejam vacinadas. Campanha foi iniciada no dia 26 de abril. Equipes da Semus estão atendendo em domicílio, creches e escolas para poder aumentar a cobertura.

Até a manhã de ontem, 65.424 pessoas já haviam comparecido a um posto de saúde da capital para receber a dose da vacina contra a gripe. Esse total equivale a apenas 33.80% das mais de 205 mil pessoas que precisam ser imunizadas na capital. Segundo Rita de Cássia Santos Carneiro, coordenadora do Programa de Imunização da Semus, a baixa procura nos postos pode ter como causa o velho hábito brasileiro de deixar tudo para última hora. "A cobertura está baixa em todo o país, mas acreditamos que a procura aumentará nos últimos dias da campanha", afirmou.

Em São Luís, 66 postos de saúde têm doses disponíveis da vacina, que protege contra três subtipos do vírus da gripe (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). O atendimento nesses locais ocorre das 8h às 12h e das 13h às 17h. Ontem, muitas mães levaram seus filhos ao Centro de Saúde Bezerra de Menezes, no São Francisco, para que seus filhos pudessem vacinar. Foi o caso de Iglaílce Assunsção, que levou a filha Ana Beatriz, de 1,3 ano, e João Felipe, de 3 anos, para serem imunizados. "Esse período é de muita chuva e criança costuma gripar muito, então é melhor prevenir com a vacina para que eles não adoeçam", disse a dona de casa.

Leia mais na edição on-line de O Estado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.