Semana de Arquitetura e Urbanismo

Evento debate a identidade arquitetônica do Maranhão

Presença do Professor Hugo Segawa (USP) é um dos destaques da programação.

Divulgação

Atualizada em 27/03/2022 às 11h56

SÃO LUÍS - Qual é a identidade arquitetônica do Maranhão? Seriam os azulejos coloniais portugueses ou as modernas edificações vistas nos bairros mais nobres? A ebulição cultural a que o Maranhão foi exposto, em especial, São Luís, desde a sua fundação, transformou o Estado num lugar sincrético e o seu conjunto arquitetônico com uma personalidade estética ora histórica, ora contemporânea. Essas são algumas das questões que serão debatidas entre acadêmicos, professores e profissionais na I Semana de Arquitetura e Urbanismo da UNDB, que iniciará na próxima segunda-feira (31), e segue até o dia 5 de abril. Com o tema “Identidade Arquitetônica Maranhense”, o evento traz em sua programação mesas de debate, oficinas, workshops, visitas técnicas e palestras com a presença de grandes nomes da arquitetura nacional e local.

Presença confirmada no evento, o Professor Dr. Hugo Segawa, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, promete ser um dos destaques da programação com palestras sobre a história da arquitetura moderna e contemporânea brasileira e internacional. Segawa é autor do livro “Arquiteturas do Brasil”, que traz ao leitor uma visão da arquitetura brasileira de quase todo o século XX, propondo inicialmente uma reinterpretação das várias vertentes do movimento moderno até a Segunda Guerra, e analisa grandes arquitetos como Gregori Warchavchik, Oscar Niemeyer, Lúcio Costa e Vilanova Artigas.

A I Semana de Arquitetura e Urbanismo da UNDB têm como finalidade proporcionar, aos participantes, envolvimento em questões pertinentes a situação atual da capital, e durante o evento o público será provocado a debater sobre temas como a Identidade Arquitetônica, Urbanística e Paisagística de São Luís.

Para mais informações sobre o evento, clique aqui. As inscrições já podem ser feitas no prédio da UNDB. O evento é aberto a estudantes e profissionais de outras instituições de ensino.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.