Academia Jovem Concertante

Inscrições para Academia encerram-se nesta terça

O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 11h56

SÃO LUÍS - A Academia Jovem Concertante, projeto que visa ao preparo de jovens músicos para integrarem orquestras profissionais de qualidade em atividade no Brasil, iniciará a etapa Maranhão e as inscrições serão encerradas nesta terça-feira (25). As apresentações acontecerão entre os dias 10 e 26 de abril de 2014, nas cidades de São Luís (18 de abril), no Teatro Arthur Azevedo, às 19h, Vitória do Mearim (19), Itapecuru-Mirim (20) e Santa Inês (23). Os interessados devem acessar o site www.concertante.com.br.

Nesta etapa maranhense, serão selecionados músicos com idade igual ou inferior a 29 anos, preferencialmente residentes no Maranhão. Os jovens participantes do projeto receberão passagem, estada (para os não-residentes no Maranhão), alimentação e uma bolsa de incentivo no valor de R$ 2.500,00.

Para a seleção, será necessário disponibilizar o link de um vídeo postado na página do Youtube contendo até dez minutos de obra que demonstre a aptidão técnica musical do candidato, sua síntese curricular, uma cópia da identidade e uma carta de recomendação de um professor. Menores de idade devem apresentar autorização do responsável junto à carta do professor.

Estreia

O projeto tem a direção artística da pianista Simone Leitão e a regência do violinista Daniel Guedes. A estreia foi em 2012, com a turnê que percorreu sete estados brasileiros com 21 jovens músicos de todo o país. A Academia Jovem Concertante consiste do trabalho intensivo em um repertório orquestral variado.

Além disso, existe um grande enfoque no repertório de música de câmara, onde os músicos têm oportunidade de se apresentar em concertos didáticos. As vagas são para violinos (4), violas (2), cellos (2), contrabaixo (1), trompas (2), oboés (2) e fagotes (2). O programa é o seguinte: J. S. Bach (concerto em Fá menor para piano e cordas), C. Guerra-Peixe (Mourão), W. A. Mozart (Sinfonia no. 25) e Guilherme Bernstein - Forrozim (para piano e pequena orquestra).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.