Educação

Seletivo para orientador do Pacto Nacional pela Alfabetização da Idade Certa

Imirante.com, com informações da Prefeitura de São Luís

Atualizada em 27/03/2022 às 11h57

SÃO LUÍS - Está aberto o período de inscrição para o processo seletivo que visa preencher seis vagas para a função de Orientador de Estudo em Matemática, na área de Formação Continuada de Professores Alfabetizadores do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). As inscrições deverão ser realizadas por docentes da rede municipal de ensino até o dia 07 de março na sala da coordenação municipal do Pacto, localizada na Unidade de Educação Básica Luís Viana (Avenida Dom José Delgado, s/nº - Alemanha).

Para o secretário municipal de Educação, Geraldo Castro, o seletivo que será realizado pela Prefeitura de São Luís, através da Secretaria Municipal de Educação, irá colaborar com o processo de alfabetização das crianças de São Luís. “Aderimos ao PNAIC com a finalidade de termos nossas crianças alfabetizadas até os oito anos de idade. Todas as ações que auxiliem nesse processo, como o seletivo, são indispensáveis para conseguimos nosso objetivo”, destacou.

Antes de se deslocar até a unidade de ensino para efetivar inscrição, é necessário que o professor consulte a chamada pública disponível no portal www.saoluis.ma.gov.br com a finalidade de verificar os pré-requisitos exigidos pelo Governo Federal para atuar na função de Orientador de Estudo em Matemática. O documento informa, por exemplo, que os interessados deverão, obrigatoriamente, ter disponibilidade de tempo para participar das atividades do Pacto em turno oposto ao de trabalho e especifica outras exigências feitas pelo Ministério da Educação e pela Resolução/CD/FNDE nº 4, de 27 de fevereiro de 2013 referentes à área profissional do candidato.

Verificado o cumprimento dos pré-requisitos, os professores interessados em participar do seletivo devem se deslocar até o local da inscrição com documento comprobatório de vínculo efetivo na rede municipal de educação de São Luís, currículo vitae comprovado e cópias do RG e CPF para efetivar a inscrição no seletivo. O certame abrangerá as etapas de análise de currículo e entrevista dos candidatos. O resultado deve ser divulgado até o final do mês de maio.

Sobre a atuação dos profissionais aprovados no seletivo, a coordenadora local do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), Janilma Ferreira, explicou que “os candidatos aprovados irão participar do processo de formação dos professores que atuam no Pacto. De uma forma sucinta, pode-se dizer que os aprovados irão receber as diretrizes da Universidade Federal do Maranhão e repassá-las aos docentes”.

PNAIC
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.

As crianças precisam ter compreensão do funcionamento do sistema de escrita, domínio das correspondências grafo fônicas (mesmo que dominem poucas convenções ortográficas irregulares e poucas regularidades que exijam conhecimentos morfológicos mais complexos), fluência de leitura e domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.