Cursos

Prefeitura oferece 410 vagas para cursos de Educação Especial

Imirante.com, com informações da Prefeitura de São Luís

Atualizada em 27/03/2022 às 11h57

SÃO LUÍS - Com o objetivo de possibilitar maior inclusão social das pessoas com deficiência, estão sendo oferecidas 410 vagas para cursos na área de Educação Especial pela Prefeitura de São Luís. Os cursos são voltados para profissionais do Magistério e à comunidade local. As inscrições poderão ser feitas no período de 17 a 28 de fevereiro na Superintendência da Área de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

No ato de inscrição, o interessado deverá apresentar documento de identificação e CPF, e terá de preencher um formulário com os dados pessoais. Estarão disponíveis 60 vagas para o curso “Braille em Contexto”; 50 para "Língua Brasileira de Sinais (Libras), nível Básico”; e 300 para “Educação Especial em Contexto”. As aulas serão iniciadas na segunda semana de março e se estenderão até junho.

Cursos

O curso “Braille em Contexto” tem por objetivo propiciar aos participantes o conhecimento acerca do sistema Braille, tendo por base um referencial teórico-metodológico. A carga horária do curso é de 120 horas e será cumprida com a realização de aulas em dois dias da semana ao longo da formação. As 60 vagas disponibilizadas para o curso serão distribuídas em três turmas de 20 alunos e os interessados poderão optar por estudar pela manhã, à tarde ou no período da noite.

Ao longo do curso “Braille em Contexto”, os alunos terão a oportunidade de adquirir conhecimento cerca das seguintes temáticas: “Conceito de Deficiência Visual”, “Histórico do Sistema Braille”, “Alfabeto Braille”, “Sistema Braille no Brasil”, “A Comunicação e a relação Interpessoal com a Pessoa Cega”, “Código Braille”, “Normas de Aplicação do Sistema Braille”, “Código Matemático Unificado”, “Parágrafos e Parágrafos Jurídicos”, “Elementos Químicos”, “Disposição do Texto Braille” e “Grafia Braille para Informática”.

Para o curso básico de LIBRAS, a Semed disponibilizará 50 vagas que serão distribuídas em duas turmas de 25 alunos cada. As aulas ocorrerrão no turno vespertino e as 120 horas de carga horária serão cumpridas com a realização de encontros duas vezes por semana.

No curso, o participante terá a oportunidade de se capacitar em temas como: “A pessoa surda: conceitos, identidade e cultura”, “Educação de surdos: aspectos filosóficos e históricos”, “Legislação da Língua Brasileira de Sinais”, “Sistema de transcrição da Libras”, “Aspectos gramaticais e linguísticos da Libras” e “Léxico Básico da Libras”.

Para o curso “Educação Especial em Contexto”, a Secretaria oferecerá 300 vagas restritas a professores da rede municipal de ensino. Serão formadas três turmas de 100 alunos cada uma e o profissional terá a opção de escolher em qual turno deseja participar da formação, desde a escolha não interfira no horário em que o professor deva estar em sala de aula.

Para cumprir a carga horária de 120h, serão realizados três encontros por mês (dois com aulas expositivas e um com elaboração e participação em oficinas) em que os participantes terão a possibilidade de discutir temáticas como “Políticas Públicas de Inclusão”, “Neurociência”, “Deficiência Intelectual”, “Transtorno Global do Desenvolvimento – Autismo”, “Transtornos Funcionais Específicos”, “Deficiência Visual/ Surdo cegueira”, “Surdez”, “Sala de Recursos”, “Deficiência Física/ Acessibilidade” e “Altas Habilidades/Superdotação”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.