Previdência Social

INSS realiza mutirão de perícias médicas em São Luís, no sábado

Ação faz parte das comemorações dos 91 anos da Previdência Social, e tem objetivo de reduzir o tempo médio de espera.

Maurício Araya / <b>Imirante.com</b>

Atualizada em 27/03/2022 às 11h58

SÃO LUÍS – Neste sábado (16), a partir das 8h (horário local), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) realiza mutirão de perícias médicas em São Luís. A ação faz parte da programação em comemoração aos 91 anos da Previdência Social – no próximo dia 24 de janeiro – e tem o objetivo de reduzir o tempo médio de espera pelo serviço, que, atualmente, é de 30 dias.

Ao todo, seis peritos devem realizar, durante o mutirão, pelo menos, 100 atendimentos, de segurados que já haviam agendado o benefício de auxílio-doença. De acordo com a gerente-executiva do INSS em São Luís, Nádia Quinzeiro Guedelha, o número pode aumentar. "Nós pretendemos desafogar a capital, pelo menos momentaneamente, até que a gente possa ter outra ação neste sentido. Pretendemos atender 100 segurados, no sábado, na agência Bom Menino. Eram os que já tinham agendamento. São os segurados empregados, com requerimentos iniciais. A gente não vai atender pedidos de prorrogação, até porque não existe prejuízo para o segurado. O prejuízo é grande quando ele não é atendido. Então, a gente vai antecipar agendamentos que estão para fevereiro e março", disse em entrevista ao Imirante.comouça na integra.

O INSS já entrou em contato com parte dos segurados que podem participar do mutirão. Para saber se seu nome está na lista de agendamentos, o segurado pode consultar o instituto por meio de uma linha telefônica destinada, exclusivamente, para isso: (98) 3221-3000.

Atendimento

Atualmente, segundo a gerente-executiva, os médicos-peritos realizam até 18 atendimentos por dia em São Luís – seguindo a média nacional estipulada pelo INSS –, em capacidade máxima, já que a demanda é muito grande. O tempo médio de espera é de 30 dias para a perícia médica. O resultado pode ser contestado. "Se você não estiver satisfeito com o resultado, administrativamente, você tem a possibilidade de um recurso, e você pode interpor recurso até 30 dias depois do conhecimento da decisão", esclarece Guedelha. Em um prazo máximo de 30 dias, o recurso é apreciado.

Já o tempo médio de espera por outros benefícios costuma ser de até dois dias. Em anos anteriores, a chegou a superar 100 dias.

Plano de expansão

A gerente-executiva do INSS afirma que, por meio do "Plano de Expansão da Rede de Atendimento da Previdência Social" (PEX), o instituto pretende inaugurar mais quatro agências no Maranhão até o fim de 2014, nas cidades de Paço do Lumiar, Araioses, Matões e Buriti. Desde 2009, o número de unidades do INSS subiu de 26 para 43.

A mais recente a ser inaugurada foi a do município de São Mateus – localizado a 180 km de distância de São Luís –, em dezembro de 2013.

Programação

Outras atividades farão parte da programação em comemoração aos 91 anos da Previdência Social em São Luís. Na próxima semana, serão realizadas palestras de educação previdenciária, com foco é na pessoa com deficiência. As atividades, voltadas a entidades que fazem atendimento a esse público, ocorrem na sede do INSS em São Luís.

Atendimentos espontâneos, também, serão realizados em shoppings de São Luís, voltados ao público em geral, com informações sobre benefícios e serviços prestados pelo INSS.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.