Arquivo Público

Exposição de Documentos Históricos sobre a Proclamação da República

Divulgação/Secma

Atualizada em 27/03/2022 às 12h01

SÃO LUÍS - O Arquivo Público do Estado do Maranhão (APEM) abre, nesta quinta-feira (14), a Exposição de Documentos Históricos sobre a Proclamação da República e a instituição da Bandeira Nacional, trazendo ao público um pouco desse importante momento da historia do país. A mostra ficará aberta a visitação pública até dia 29 deste mês, no hall do órgão, na rua de Nazaré, 218, no Centro.

A exposição é uma celebração à Proclamação da República do Brasil, que completa 124 anos nesta sexta-feira (15), e à instituição da Bandeira Nacional, comemorada no dia 19 de novembro.

"O Arquivo Público do Estado pretende, com essa exposição, conduzir o visitante pelos momentos mais significativos dessa longa trajetória, contados a partir das fontes documentais sob sua custódia", destaca Conceição Rios, diretora do APEM.

A exposição sobre a República focaliza documentos que retratam a passagem do regime Monárquico para o Republicano, tanto em documentos originais manuscritos, como em jornais da época, que propagavam ideias liberais e de governo representativo. Outros ângulos da exposição são contemplados ainda como as publicações de autores maranhenses, estudiosos do assunto, desde o surgimento das ideias republicanas na província até o ato da adesão à República.

Haverá, também, exposição de elementos que remontam ao período da instituição da Bandeira Nacional, em 19 de novembro de 1889. Como estratégia será apresentada, em banner, o processo evolutivo das bandeiras usadas, em solo brasileiro, desde a colonização, passando pelo Império até a República, bem como uma diversidade de publicações sobre as bandeiras do Brasil, do Maranhão e da cidade de São Luís.

Conceição Rios ressalta, ainda, a importância de fazer menção valorizando esses símbolos nacionais, que tem muito a contar sobre a história do país, principalmente nesse período comemorativo da Proclamação da Republica, nutrindo o sentimento de patriotismo.

Aproveitando a diversidade do patrimônio arquivístico sob a guarda do APEM, será oferecida uma seleção de fontes que pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h as 18h, na Rua de Nazaré, 218, no Centro. Escolas e instituições interessadas em visitar e conhecer mais sobre a história da Proclamação da Republica devem agendar visita pelo telefone 3218-9927.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.