Saúde

Módulo de curso voltado ao pré-natal será lançado no dia 30 de setembro

A partir deste dia, os interessados já poderão realizar a sua inscrição.

Divulgação/UNASUS/UFMA

Atualizada em 27/03/2022 às 12h02

SÃO LUÍS - Para que profissionais da atenção à saúde, médicos e enfermeiros, desenvolvam habilidades para qualificar o atendimento prestado na Atenção Domiciliar, a UNA-SUS/UFMA lança na segunda-feira, dia 30 de setembro, o Módulo 08 do Programa Multicêntrico de Qualificação em Atenção Domiciliar a Distância, que aborda Situações Clínicas Comuns Materno-Infantis. A partir da segunda-feira também, os interessados já podem realizar a sua inscrição.

No início do curso, serão apresentados enfoques voltados ao pré-natal que permitirão aos profissionais identificar situações de risco, como diabetes mellitus gestacional, doença hipertensiva e distúrbios de coagulação na gestação. Logo após, a abordagem se voltará para o Recém-Nascido (RN), em que serão discutidas características de baixo peso, icterícia neonatal, síndromes frequentes na infância e doenças como fibrose cística e anemia falciforme em crianças.

Com este Módulo, composto de seis unidades independentes que o aluno poderá acessar sem seguir uma ordem sequencial, pretende-se compreender o significado, a forma de avaliação, o manejo e quando referenciar as principais condições clínicas materno-infantis em domicílio.

Com carga-horária de 60 horas, o Curso será ofertado em todo o território nacional, mediante orientação da Coordenação da UNA-SUS. Será uma ação educacional autoinstrucional, em que serão utilizadas mídias como vídeos, simulações de casos clínicos, animações, feedbacks de avaliações e textos para as estratégias de aprendizagem.

Após concluir o módulo com nota mínima de 70, o aluno receberá o certificado, homologado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), com a chancela do Ministério da Saúde, que será enviado diretamente ao e-mail informado no ato da inscrição no Curso.

O Programa Multicêntrico de Qualificação em Atenção Domiciliar é uma parceria entre a Coordenação-geral de Atenção Domiciliar - CGAD/DAB/SAS/MS com a Secretaria e Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) e diversas Universidades integrantes da Rede UNA-SUS (UFMA, UFMG, UFSC, UFPel, UFC, UFCSPA, UFPE e UERJ).

Público-alvo

Para participar do Programa Multicêntrico de Qualificação em Atenção Domiciliar, podem se inscrever médicos e enfermeiros.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.