Programação

Semana do Idoso, em São Luís, segue até terça-feira

Divulgação/Prefeitura de São Luís

Atualizada em 27/03/2022 às 12h03

SÃO LUÍS – Será realizada, até o próximo dia 1º de outubro, a Semana do Idoso em São Luís. Durante o período, o Centro de Atenção Integral à Saúde do Idoso (Caisi) desenvolverá uma série de atividades composta por palestras, apresentações artísticas, aulas, exposições, gincanas, oficinas e uma caminhada encerrará a programação.

A atividade é alusiva ao Dia Municipal do Idoso, que é celebrado dia 27 de setembro, e aos dias Internacional, Nacional e Estadual do Idoso, comemorado no último dia do evento (1º de outubro). O objetivo da ação é criar e reforçar nos usuários do Centro de Atenção e em seus familiares uma nova consciência para os cuidados com o idoso.

Entre as atividades, nesta quarta-feira (25), o Caisi realizará a palestra “Doença de Alzheimer: conhecer para melhor cuidar”, nos dois turnos (matutino e vespertino), visando atingir um público mais abrangente durante o evento. Na última semana (21 de setembro) se comemorou o Dia Mundial do Alzheimer.

A Semana do Idoso foi aberta nesta segunda-feira (23), com a apresentação do Coral Vozes do Tempo (Caisi) e apresentações de dança de salão e do ventre, cuidados com a beleza e palestras educativas.

Mal de Alzheimer

Uma das doenças com grande prevalência na terceira idade, o Alzheimer é neurodegenerativo e, até agora, não tem cura, trazendo sérios transtornos à vida das pessoas. A doença reduz a capacidade de trabalho e interfere nas relações pessoais, diminuindo a capacidade de relacionamento.

No início a pessoa perde a memória mais recente. Ela pode lembrar-se de fatos que aconteceram há anos, mas pode não se lembrar de algo que tenha comido minutos atrás, por exemplo. Com o tempo, a doença afeta a linguagem, a percepção, o aprendizado, a orientação, afetando desta forma a capacidade de discernimento.

Segundo a Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz), no Brasil, existem 60 milhões de pessoas com mais de 60 anos. Destas, 6% tem a doença.

Sobre o Caisi

Com o objetivo de proporcionar uma melhor qualidade de vida ao idoso, o Caisi realiza cerca de seis mil atendimentos por mês em consultas individuais ou atividades em grupos que incluem dança, ioga, grupo de memória, grupo de equilíbrio, alongamento, grupo de artes manuais, caminhadas e palestras educativas e preventivas.

O Centro de Atenção Integral à Saúde do Idoso tem em sua estrutura médicos, enfermeiros, nutricionistas, assistentes sociais, psicólogos, preparador físico e terapeutas ocupacionais.

Mais de 10 mil idosos estão cadastrados no Centro. Os horários de atendimento são das 8h às 12h e, à tarde, das 14h às 18h, de segunda a sexta-feira.

Programação

Sexta – 27/9

Dia Municipal do Idoso

8h – Atividade Educativa

9h15 – Oficina Memória

Terça – 1º/10

Dia Internacional, Nacional e Estadual do Idoso

8h – Caminhada nos arredores do Bairro Filipinho / Sítio Leal, onde fica localizado o Caisi

Durante todo o período de atividades acontecem as exposições “Voz” e “Projeto Papel e Artes Manuais”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.