Cultura

Secma realiza 3ª Conferência Estadual de Cultura

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 12h03

SÃO LUÍS - Como forma de consolidar o Sistema Estadual de Cultura, e como parte integrante da 3ª Conferência Nacional de Cultura, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e do Conselho Estadual de Cultura, em conjunto com a sociedade civil, realiza nestas quarta (11) e quinta-feira (12), no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, no Cohafuma, a 3ª Conferência Estadual de Cultura do Maranhão (CEC). O evento reune centenas de delegados, escolhidos nas conferências municipais, além de representantes do Ministério da Cultura, Governo do Estado, convidados e observadores.

A 3ª CEC tem como tema “Uma Política de Estado para a Cultura: Desafios do Sistema Nacional de Cultura”, tendo em vista que um dos principais desafios da Secma consiste na reedição do Plano Estadual. A 3ª CEC é o ponto de partida para a construção democrática deste importante instrumento, que integra o Sistema Estadual de Cultura e define as diretrizes e os rumos da cultura no Estado.

A abertura acontecerá, às 17h de quarta-feira (11), com a presença das autoridades estaduais, federais e de convidados. Na quinta-feira (12) os trabalhos serão desenvolvidos pela manhã, das 8h ao meio-dia e das 14h às 20h, com palestras, debates, exposições e eleição dos delegados que participarão da Conferência Nacional que acontecerá em Brasília, no mês de novembro próximo.

“É um importante momento para a cultura do Estado. Com os resultados que teremos aqui durante as reuniões, a partir de agora escrevemos mais uma página da cultura maranhense, com a certeza de que estamos no caminho certo”, destaca Olga Simão, secretária de Estado de Cultura e presidente do Conselho Estadual de Cultura.

Durante a Conferência, os eixos estruturantes serão desdobrados em debates, sobre a Implementação do Sistema Nacional de Cultura, produção simbólica e diversidade cultural, cidadania e direitos culturais, e sobre cultura e desenvolvimento econômico, dentre outros. Através dos grupos de trabalho serão construídas e consolidadas propostas, que servirão de subsídio para a implementação dos Planos Estadual e Nacional de Cultura.

Ao todo somam 79 municípios maranhenses com conferências validadas, que participam dessa Conferência Estadual.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.