Cidadania

Corregedoria realiza casamento comunitário no dia 14 de setembro

Imirante com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 12h04

SÃO LUÍS - Equipes da Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão e as cinco Zonas de Registro Civil das Pessoas Naturais de São Luis estão trabalhando nos últimos detalhes para a realização de mais uma cerimônia do projeto “Casamentos Comunitários”, que será realizada no dia 14 de setembro, às 17h, no Fórum Des. Sarney Costa, no Calhau, em São Luis. Serão mais de 800 casais oficializando a união.

De acordo com a organização do casamento comunitário, apesar da cerimônia ter sido marcada para as 17h, é extremamente necessário que os noivos cheguem ao local da cerimônia às 14h. A antecedência no horário se deve à necessidade dos nubentes de serem encaminhados aos servidores de uma das cinco Zonas de Registro Civil para identificar o seu processo de casamento e assinar a certidão, deixando tudo pronto para a “hora do sim”.

“Lembramos aos noivos, sempre, que o projeto chama-se “Casamentos Comunitários”, no plural, porque são diversos casamentos realizados num só momento. O casamento não é coletivo. Cada noivo terá o seu momento específico de dizer sim em frente a um juiz”, ressalta o corregedor-geral Cleones Carvalho Cunha. Estão sendo convidados a participar da celebração cerca de 70 juízes do Maranhão.

Consolidado – O projeto “Casamentos Comunitários” da CGJ-MA vem ao longo de 14 anos já se firmou com uma das iniciativas de maior sucesso do Judiciário maranhense. Criado em 1999, na gestão do desembargador Jorge Rachid à frente da Corregedoria, o projeto tem como principal objetivo beneficiar os casais de baixa renda que têm dificuldade em arcar com as custas de um casamento tradicional. Pelo “Casamentos Comunitários”, todos os atos são gratuitos.

Aproximadamente, 35 mil casais já oficializaram a união por meio do projeto. Além das grandes cerimônias que são realizadas anualmente pela Corregedoria, varas e comarcas do interior do Maranhão costumam organizar, com o apoio da CGJ-MA, cerimônias anuais, de acordo com a procura pelo projeto.

Em 2012, mais de dois mil nubentes casaram em cerimônias do projeto no Maranhão. Neste ano de 2013, 14 cerimônias do projeto já ocorreram no interior do Maranhão, totalizando o número de 2.159 casais oficializando a união com total gratuidade.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.