Políticas Públicas

6ª edição da Jornada Internacional de Políticas Públicas na UFMA

Divulgação/UFMA

Atualizada em 27/03/2022 às 12h04

SÃO LUÍS - O Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Maranhão promove, de 20 a 23 de agosto no campus do Bacanga, a sexta edição da Jornada Internacional de Políticas Públicas (JOINPP). O evento, que acontece a cada dois anos desde 2003, tem como tema para este ano “O Desenvolvimento da Crise Capitalista e a Atualização das Lutas Contra a Exploração, a Dominação e a Humilhação”.

A Jornada terá as cerimônias de abertura e de encerramento no Centro de Convenções da UFMA. As demais atividades ocorrerão no Centro Pedagógico Paulo Freire. A conferência de abertura, que ocorrerá às 9 horas do dia 20, será ministrada pelo pensador francês François Chesnais e a conferência de encerramento, que já tem confirmada a presença do professor Ruy Braga, da USP, acontece às 18 horas do último dia do evento.

Foram selecionados 757 trabalhos, de um total de 1275 inscritos, para serem apresentados durante a VI JOINPP. 723 serão apresentados como Comunicações Orais e 34 como Mesas Temáticas Coordenadas, distribuídos entre os diversos eixos temáticos da Jornada. Nesta edição, o credenciamento acontecerá na tarde do dia 19 (das 14 às 18 horas) e na manhã do dia 20 (das 9 às 12 horas), quando também serão feitas as inscrições em minicursos.

Nos dias 21, 22 e 23 a programação se estenderá com discussões em mesas redondas (das 8h30 às 11h30), minicursos (das 14 às 15h30), além de debates com convidados brasileiros e do exterior. Ainda ocorrerão sessões temáticas de comunicação oral nos dias 22 (das 16 às 19 horas) e 23 (das 8h30 às 11h30).

Segundo a professora Salviana de Maria Pastor Santos Sousa, que é doutora em Políticas Públicas e coordenadora geral da Jornada, a programação e a abordagem temática da VI JOINPP foram pensadas com o intuito de compreender melhor a crise capitalista. “Nesta Jornada tenta-se discutir como as populações se organizam para lutar contra a exploração, dominação e humilhação”, afirmou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.