Teatro

Centro de Artes Cênicas promove oficina de figurino para teatro

Imirante, com informações da Secma

Atualizada em 27/03/2022 às 12h05

SÃO LUÍS - O Centro de Artes Cênicas do Estado do Maranhão (Cacem), órgão da Secretaria de Estado de Cultura (Secma), e Ministério da Cultura promovem a oficina de “Iniciação de figurino para Teatro”, ministrada pelo estilista maranhense Francisco Coimbra, do dia 12 a 16 deste mês, das 14h às 16h.

A oficina consiste no estudo da anatomia humana por meio de técnicas de desenho e conhecimento sobre a história da arte. Os participantes vão criar peças e personagens para espetáculos de teatro, cinema, óperas, TV e circo, buscando o aprimoramento para competir no mercado.

“Nós optamos pela metodologia de discutir criação de figurinos para as diversas técnicas artísticas e culturais; refletir sobre a exposição da prática metodológica para a adaptação em espetáculos; relacionar as concepções dos gêneros e estilos das artes cênicas, demonstrando e analisando sua funcionalidade; e produzir peças (personagens) a partir da transposição dos diversos gêneros das artes cênicas, tendo como base os espetáculos alusivos aos fatos históricos regionais”, informou Chico Coimbra.

Será priorizado como linha de trabalho o desenvolvimento e a capacidade de perceber a relevância da disciplina para sua formação na área de criação de figurinos.

“O Ministério da Cultura, por meio da regional Nordeste, oferece opções de cursos e oficinas a serem ministradas na área da dramaturgia. Outras foram realizadas pelo Cacem. Desta vez, decidimos pela produção de figurino teatral, pela carência e necessidade desses profissionais em nosso Estado”, destacou o diretor do Cacem, Tourinho, diretor do Cacem.

O curso é destinado, especialmente, a pessoas que estejam ligadas a arte de representar ou profissionais da costura que desejam ampliar seus conhecimentos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na secretaria do Cacem (Rua de Santo Antonio, 161- Centro, em São Luís). Informações pelo telefone (98) 3218-9948 ou 3218-9949, de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.