Resultado

Fapema divulga relação de propostas aprovadas do edital Universal

Divulgação/Fapema

Atualizada em 27/03/2022 às 12h06

SÃO LUÍS - A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) divulgou, na tarde desta sexta-feira (12), a relação de propostas aprovadas no auxílio Apoio a Projetos de Pesquisa – Universal, edital n° 001/2013 – FAPEMA. Ao todo foram aprovadas 170 propostas sendo 79 na faixa A, 54 na B e 37 na faixa C. A chamada pública destina recursos financeiros no valor de R$ 3 milhões para o financiamento de projetos de pesquisa científica e tecnológica em várias áreas de conhecimento que serão desenvolvidos em instituições de ensino superior – públicas ou privadas – sediadas no Maranhão.

Durante dois dias, consultores Ad-Hoc estiveram reunidos em São Luís para avaliar os processos do edital. Além dos representantes de universidades maranhenses, a reunião também contou com a participação de professores doutores de instituições de ensino de outros Estados - Mato Grosso, Tocantins, Rio Grande do Norte, São Paulo, Pará e Goiás. No total foram avaliados 263 processos.

O consultor Sebastião Carlos, da Universidade Metodista, destacou a seriedade do processo de avaliação. “É um comportamento rigoroso da Fapema o de submeter todos os projetos a avaliação de uma equipe, em sua grande maioria, formada por consultores de outro estado, portanto não familiarizado a nomes, pessoas, pesquisadores, instituições. Isso espelha transparência e seriedade”, disse Sebastião.

A pesquisadora Raquel Montenegro, da Universidade Federal do Pará, destacou o nível dos trabalhos da faixa C e a importância de dar oportunidade aos profissionais com mestrado de participar do edital. “Isso melhora o desenvolvimento desses profissionais”, observou. “Os financiamentos federais são para doutores, então o que a Fapema está fazendo é bastante interessante para incentivar os mestres para que eles busquem o doutorado e outras fontes de financiamento”, disse Richard Gama, da Universidade Federal de São Paulo.

Para ler mais notícias do Imirante, clique em imirante.com. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.