Cultura

Teatro Municipal recebe produções culturais da cidade

Atualizada em 27/03/2022 às 12h11

SÃO LUÍS - O Teatro da Cidade de São Luís será palco de duas grandes produções culturais da cidade nesta sexta (22) e sábado (23). O primeiro, um espetáculo, protagonizado por crianças e jovens, fruto de projetos sociais do Centro de Cultura Negra do Maranhão (CCN) e, o outro, o lançamento de um documentário do cineasta maranhense Denis Carlos. Ambos, com entrada gratuita, recebem apoio da Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação de Cultura (Func).

Na sexta-feira (22), às 18 horas, o projeto “Arte Erê” do CCN, habitará o Teatro com o espetáculo “Erês em Cena”. Resultado de uma parceria com o projeto Criança Esperança, Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e Rede Amiga da Criança. O CCN apresentará o produto de um trabalho de promoção à cidadania por meio da dança, música e artesanato, o qual envolve cerca de 60 crianças e jovens do João Paulo, Liberdade e bairros adjacentes.

Todo o aprendizado, criatividade e talento desses artistas mirins já renderam, em quase dois anos, diversos prêmios por seus trabalhos. Para o coordenador de Programas do CCN, Caoca Cruz, a realização do espetáculo é muito mais que o resultado de um trabalho artístico-pedagógico.

“Temos a missão de contribuir para a inclusão social dessas crianças e adolescentes em situação de risco social. O projeto procura dar a elas a oportunidade de ter uma nova relação com a vida e com sua identidade étnico-cultural”, frisou Cruz.

Já no sábado (23), às 19 horas, o Teatro abrigará a exibição do documentário “Quem toma conta dá conta”, do diretor de cinema e músico Denis Carlos. O longa foi produzido entre os anos de 2004 e 2011, e aborda os bois encantados do terreiro Fé em Deus, da mãe Elzita. Durante esses sete anos, o trabalho antropológico que iniciou de forma simples, ganhou o status de documentário.

“Inicialmente não tive a intenção de fazer um documentário. A mesma surgiu após alguns anos de convívio com a casa, quando percebi que o material reunido havia força o suficiente pra se transformar num documentário, então comecei a empreitada”, afirma Denis Carlos.

A obra foi aprovada no edital universal de apoio à cultura maranhense da Secretaria de Estado da Cultura. De acordo com o projeto, 500 cópias serão disponibilizadas ao público ao preço simbólico de dez reais.

O Teatro da Cidade de São Luís, antigo Cine Roxy, fica localizado na Rua do Egito, Centro, e está aberto à comunidade sociocultural de São Luís “para a promoção de encenações teatrais, apresentações de canto lírico e popular, exibições de músicas orquestradas, de canto coral, de trabalhos audiovisuais, palestras, convenções de naturezas diversas e outros eventos socioculturais”, como está especificado na sua Lei de criação nº 5.604, de 18 de janeiro de 2012.

SERVIÇO

Dia 22/02 (sexta-feira)

Evento: Espetáculo “Erês em Cena”

Horário: 18 horas

Produção: Centro de Cultura Negra do Maranhão

Local: Teatro da Cidade de São Luís, antigo Cine Roxy (Rua do Egito, Centro)

Ingressos: entrada gratuita

Dia 23/02 (sábado)

Evento: Lançamento do Documentário “Quem toma conta dá conta”

Horário: 19 horas

Produção: Denis Carlos

Local: Teatro da Cidade de São Luís, antigo Cine Roxy (Rua do Egito, Centro)

Ingressos: entrada gratuita

As informações são da Prefeitura de São Luís.

Para ler mais notícias do Imirante, clique aqui. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.