Intercâmbio

Abertas inscrições para intercâmbio de professores nos EUA

Atualizada em 27/03/2022 às 12h12

SÃO LUÍS - Estão abertas as inscrições de seleção para o Programa de Desenvolvimento Profissional para professores de Língua Inglesa nos Estados Unidos da América (EUA), destinado a docentes em efetivo exercício na rede pública de ensino. A informação é da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). As inscrições podem ser feitas pelo endereço eletrônico da Comissão Fulbright: www.fulbright.org.br.

O programa é desenvolvido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), por meio da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) e Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica (DEB), em parceria da Embaixada dos Estados Unidos da América no Brasil e a Comissão para o Intercâmbio Educacional entre os Estados Unidos da América e o Brasil (Comissão Fulbright).

A finalidade do programa também é capacitar professores de língua inglesa da educação básica de todo o Brasil das redes públicas federal, estadual ou municipal, além de estreitar as relações bilaterais entre os dois países. Além de valorizar o docente, fortalecendo o domínio das quatro habilidades linguísticas - compreender, falar, ler e escrever em inglês - dos professores de educação básica.

A metodologia de ensino e avaliação utilizada visam compartilhar com os professores o uso de recursos on-line, preparação de planos de aula e utilização de tecnologias para o desenvolvimento de projetos dos alunos estimula a participação do aluno em sala de aula. Na oportunidade, os professores participarão ainda, de uma experiência in-loco em história e cultura dos Estados Unidos, que se tornará parte do currículo do ensino de inglês.

A capacitação oferece 540 bolsas de estudos nos EUA para profissionais que atuam na rede pública de educação básica e Curso intensivo de seis semanas em uma universidade nos Estados Unidos, com atividades acadêmicas e culturais, para professores de língua inglesa da educação básica em efetivo exercício na rede pública de ensino.

Requisitos

O candidato ao programa deve possuir nacionalidade brasileira. No caso de estrangeiro, ser residente no Brasil com visto permanente; ser professor concursado com estágio probatório concluído, ou efetivado, e estar ministrando aula de língua inglesa na rede pública da educação básica no ato da inscrição; realizar teste de avaliação de nível em língua inglesa, conforme edital; não receber bolsa ou benefício financeiro de outras entidades brasileiras e/ou americanas para o mesmo objetivo, sob pena de cancelamento do benefício e de ressarcimento dos valores pagos, com a incidência de juros de mora sob os valores a serem ressarcidos; não ter sido contemplado nas edições anteriores dos programas: Aperfeiçoamento para Professores de Língua Inglesa nos EUA; Ensino de Inglês como uma Língua Estrangeira IOE; Líderes Internacionais em Educação - ILEP, ou em outros programas de formação continuada de professores de inglês no exterior a serem apreciados pela Capes, Embaixada dos EUA e Comissão Fulbright.

As informações são da Secom do governo do Estado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.